«Somos todos d/eficientes» une Igreja Católica e Instituições de solidariedade social
Bragança, 25 nov 2016 (Ecclesia) – A Diocese de Bragança-Miranda vai assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com o lema ‘Somos todos d/eficientes’, através do Serviço da Pastoral da Deficiência com outras instituições, entre 27 de novembro e 11 de dezembro.
Do programa enviado à Agência ECCLESIA destaca-se a Eucaristia de Natal que o bispo D. José Cordeiro vai presidir às 14h30 de 19 de dezembro, na igreja Santa Maria Mãe da Igreja, em Macedo de Cavaleiros.
O Secretariado da Comunicação Social da diocese transmontana informa que a celebração vai congregar utentes, colaboradores, familiares e amigos das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de toda a diocese que “trabalham pelo bem maior da pessoa com deficiência”.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinala-se a 3 de dezembro e no território eclesial de Bragança-Miranda começa a ser celebrado entre 27 de novembro a 11 de dezembro, sob o lema ‘Somos todos d/eficientes’.
Este domingo, primeiro do Advento e inicio do novo Ano Litúrgico no calendário da Igreja Católica, vai começar a ser rezada nas Missas uma “oração especial” escrita pelo bispo diocesano.
No programa destacam-se diversos eventos sociais, culturais, desportivas e espirituais que vão envolver utentes e colaboradores, familiares e amigos “das oito instituições de solidariedade social” que integram a pastoral da pessoa com deficiência.
Jorge Oliveira Novo, responsável do Serviço Diocesano da Pastoral a Pessoas com Deficiência, explica que as atividades vão desde “a sensibilização junto das comunidades escolares e população em geral”, às atividades desportivas, como “atletismo, badmínton, futebol, hidroginástica” e ainda “workshops, música, dança e encenações”.
CB