Bragança: Cruz reúne juventude afastada

Responsável pela Pastoral Juvenil da diocese considera que faltam mais desafios destes, para puxar pelos jovens

Cerca de 200 jovens acolheram a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, durante a sua passagem pela diocese de Bragança-Miranda, no dia 9. Uma visita que contou também com a participação activa, e curiosa, por parte da comunidade local.

Apesar de considerar que “a iniciativa correu muito bem”, o padre Rufino Xavier, director do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional de Bragança-Miranda (SDPJVB), defende que faltam mais momentos como estes, para desafiar os jovens, já que “eles andam um pouco afastados”.

Na sessão de acolhimento, o sacerdote já reforçara esta ideia, ao dizer que “esta Cruz desafia-nos a transformarmos o mundo, e nós temos de acreditar que é possível”.

A resposta dos jovens foi dada pela forma entusiástica com que acompanharam a Cruz, na visita ao coração da diocese, atravessando as localidades de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.

O percurso foi dominado por momentos de oração e enriquecido por sessões de esclarecimento, em que os jovens interpelavam as pessoas e explicavam o que estava a acontecer. Houve ainda tempo para sacerdotes e políticos darem o seu testemunho, perante a multidão de pessoas que seguia a Cruz.

Na diocese, o trabalho de preparação para as Jornadas Mundiais da Juventude ainda está numa fase inicial.

Sobre esta matéria, o padre Rufino Xavier adiantou que teve ocasião de trocar ideias com o director do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, o padre Pablo Lima, que também marcou presença no evento.

“De acordo com o que falámos, lançou-se um bocadinho a escada para começarmos a preparar-nos para uma reunião a nível nacional. A ideia é que, nas Jornadas, Portugal seja um grupo único, sem divisões”, acrescenta o responsável pelo SDPJVB.

Não tem sido fácil mobilizar os jovens da diocese de Bragança-Miranda para as questões da Igreja. A pastoral juvenil local acredita que, com mais iniciativas como a Cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, será possível marcar a diferença.

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude peregrina por Portugal entre 8 e 20 de Agosto, procurando motivar a participação no próximo encontro mundial dos jovens, que se realiza em Madrid, entre 16 e 21 de Agosto de 2011, dado que a Cruz e o ícone mariano que a acompanha, o mais importante de Roma, são os objectos materiais polarizadores da iniciativa.

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR