Primeira assembleia de D. José Manuel Cordeiro com os seus sacerdotes marcada também por um incentivo à «esperança»
Bragança, 17 out 2011 (Ecclesia) – O novo bispo de Bragança-Miranda presidiu hoje, pela primeira vez, a uma assembleia do clero, no Seminário de São José, encontro que teve como grandes prioridades a “reorganização” e “formação” da diocese.
De acordo com um comunicado do gabinete de imprensa diocesano, enviado à Agência ECCLESIA, os sacerdotes tiveram a oportunidade de apresentar a D. José Manuel Cordeiro três medidas essenciais, a implementar a curto e médio prazo.
“A palavra que dominou todas as intervenções” foi a “reorganização, tanto da diocese e serviços centrais como das paróquias, bem como a uniformização dos critérios pastorais, administrativos, disciplinares e económicos”, pode ler-se no texto.
Outra proposta essencial foi no sentido da “formação”, ao nível do clero e dos leigos, com especial incidência no setor da pastoral juvenil.
A revitalização do Instituto Diocesano de Estudos Pastorais, o lançamento de um Sínodo diocesano e a melhoria da comunicação interna e externa da diocese foram outras ideias que surgiram ao longo dos trabalhos.
Aos 72 sacerdotes e 3 diáconos presentes, o novo bispo de Bragança-Miranda pediu sobretudo para que se deixem “guiar pela esperança”.
GIBM/JCP