Bragança: Cardeal José Saraiva Martins preside à missa da padroeira da cidade

Nova imagem da «Pietá» vai ser benzida durante a celebração

Bragança, 22 ago 2012 (Ecclesia) – O cardeal português José Saraiva Martins, antigo responsável pela Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, preside hoje na Sé de Bragança à principal missa evocativa da padroeira da cidade, Nossa Senhora das Graças.

Na celebração, com início marcado para as 17h00, vai ser benzida uma imagem da Virgem Maria que segura nos braços o corpo sem vida do seu filho Jesus (Pietá), do escultor José Rodrigues.

Durante a missa serão também inaugurados vitrais na catedral, assinados pelo mesmo autor, anuncia uma nota enviada à Agência ECCLESIA pela Diocese de Bragança-Miranda.

O valor referente ao trabalho artístico executado nas peças foi oferecido pelo artista, pelo que a diocese “só terá de custear os materiais da Pietá”, dado que “para o pagamento dos vitrais existe já uma oferta de várias famílias”, adianta o comunicado.

“Os materiais da Pietá serão pagos pela generosidade de todos os que se queiram associar”, informa a nota, acrescentando que para o efeito estão à venda na Cúria miniaturas da imagem da Virgem com Jesus, bem como serigrafias de um desenho igualmente doado por José Rodrigues.

A missa vai ser concelebrada pelo bispo de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, pelos antigos prelados da diocese, D. António Montes Moreira e D. António José Rafael, bem como pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, anuncia o site diocesano.

Após a eucaristia realiza-se a procissão entre a catedral e a igreja da Senhora das Graças, com andores das paróquias do concelho brigantino, indica o guia cultural da autarquia.

A Catedral de Bragança-Miranda, a mais recente construída em Portugal, foi dedicada em outubro de 2001 a Nossa Senhora Rainha, memória que a Igreja Católica assinala esta quarta-feira.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top