Bragança: Assunção Cristas fala sobre a «inspiração de Maria» na sua vida

Oração de Sapiência no Instituto Diocesano de Estudos Pastorais abre novo ano letivo

Bragança, 14 out 2016 (Ecclesia) – A presidente do partido político CDS/PP, Assunção Cristas, vai proferir a Oração de Sapiência de início de ano letivo do Instituto Diocesano de Estudos Pastorais (IDEP) de Bragança-Miranda, hoje às 21h00, no Seminário de S. José.

“Todos os anos fazemos a abertura solene do ano letivo. A presença da Doutora Assunção Cristas insere-se nesta linha de proporcionar que alguém com a sua experiência e sabedoria nos venha falar sobre um tema atual. E nos ajude a motivar e a projetar mais um ano letivo”, explicou o diretor do IDEP.

No comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o secretariado das Comunicações Sociais da Diocese de Bragança-Miranda informa que ‘A inspiração de Maria na minha vida’ é o tema da conferência da líder do CDS/PP na cerimónia que assinala o início do terceiro ciclo de estudos do instituto, esta noite, pelas 21h00, na sala N. Sra. da Cabeça, no Seminário de S. José.

O padre José Carlos Martins destaca, por exemplo, que noutros anos já convidaram para essa sessão o atual vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, o padre Tolentino Mendonça, o diretor da Faculdade de Teologia, o padre João Lourenço, e o atual presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

O diretor do Instituto Diocesano de Estudos Pastorais faz um balanço “extremamente positivo” da atividade de ensino que pretende “continuar a proporcionar”, a todos os interessados, “uma formação básica em Teologia, séria e proveitosa”.

“A pastoral diocesana assim no-lo exige e esperamos poder continuar a corresponder. O desafio é grande e assenta sobretudo em tentar que mais pessoas possam frequentar. Queremos tentar cobrir uma maior fatia da diocese, sobretudo das zonas mais distantes”, desenvolveu o padre José Carlos Martins, recordando o Curso de Doutrina Social da Igreja, realizado em Mirandela no primeiro ano de atividade.

O sacerdote sublinha que o objetivo do IDEP passa também por ter alunos “de mais longe” a frequentar o Curso básico, por isso, este ano “concentraram as aulas ao sábado”.

O comunicado recorda ainda que o Instituto Diocesano de Estudos Pastorais da Diocese de Bragança-Miranda foi recuperado pelo bispo residencial D. José Cordeiro em 2012 e hoje vão entregar os diplomas de conclusão do segundo ciclo de estudos.

CB

Partilhar:
Scroll to Top