Braga, 01 set 2014 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Braga vai assinala o Dia Arquidiocesano do Catequista com o tema ‘Viver a Fé’, a 13 de setembro, com a presença do arcebispo primaz D. Jorge Ortiga, no Santuário do Sameiro.
“Uma Igreja que se diz pela Caridade” é o tema da conferência de D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, que marca o início do Dia Arquidiocesano do Catequista, pela 10h00.
Do programa destaca-se o painel “A Fé que se faz Vida”, pelas 11h30, com a participação do cónego Roberto Mariz, responsável pela gestão do fundo da diocese “Partilhar com Esperança”, e a representação de instituições com projetos de solidariedade social.
Durante a manhã para além de ateliês temáticos vai haver também “tendas de oração” e a celebração do Sacramento da Reconciliação.
O dia 13 de setembro, para além do encontro de catequistas, é também o começo do novo ano pastoral na Arquidiocese de Braga com o tema “Fé Vivida”.
Nesse sentido, o tema do Dia Arquidiocesano do Catequista é “Viver a Fé” onde se pretende “aprofundar a formação, estimular o convívio entre catequistas e fortalecer o sentido da missão catequética”, explica o sítio na internet da arquidiocese minhota.
A coordenadora do Departamento da Catequese da Arquidiocese de Braga, Rosa Maria Pires, revelou que espera “cerca de 3000 catequistas provenientes de todos os arciprestados”, na 14ª edição desta iniciativa.
O Dia Arquidiocesano do Catequista, a 13 de setembro, termina com a celebração da Eucaristia, pelas 16h00 no Santuário do Sameiro.
CB