Braga: Universidade do Minho vai receber seminário sobre «políticas sociais de combate» à crise

Iniciativa do núcleo distrital da Rede Europeia Anti Pobreza em Portugal

Braga, 29 out 2014 (Ecclesia) – O núcleo distrital de Braga, da Rede Europeia Anti Pobreza em Portugal, vai refletir esta quinta-feira sobre os fatores que estão na base da crise e que estratégias devem ser adotadas no apoio aos portugueses em dificuldades.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, aquele organismo diz que espera “contribuir para o aprofundamento do conhecimento sobre as novas realidades sociais associadas à pobreza e exclusão social”.

Ao mesmo tempo pretende favorecer “a reflecção e debate sobre as políticas sociais de combate a estes fenómenos, nos contextos nacional e europeu, nomeadamente em termos de perspetivas de futuro”.

A reflexão vai decorrer sob a forma de seminário, entre as 14h00 e as 17h30, no auditório do Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Gualtar, na cidade de Braga.

O evento é especialmente dirigido a todos os profissionais de entidades públicas e privadas que atuam em setores como a Ação Social, Educação, Emprego, Saúde, entre outros.

Professores, economistas e investigadores ligados a várias universidades, institutos e observatórios portugueses vão abordar “a dimensão e as características da pobreza” no país.

Vão ainda debruçar-se sobre fenómenos mais específicos como “a pobreza infantil, as desigualdades, a precariedade e o (des)emprego”.

Destaque no programa para a participação do presidente da Rede Europeia Anti Pobreza na Europa, o sociólogo português Sérgio Aires; e do professor universitário Carlos Farinha Rodrigues, especialista em Economia e Gestão, assessor do Instituto Nacional de Estatística nas áreas de distribuição do rendimento e das estatísticas das famílias.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top