Projeto começa este ano e pretende ser um incentivo «à vontade de continuar a aprender e a refletir sobre o mundo e sobre a vida»
Braga, 04 set 2013 (Ecclesia) – O polo de Braga da Universidade Católica Portuguesa preparou o “Programa Sophia” que aposta na experiência e na formação contínua, um novo plano para maiores de 50 anos, para o ano letivo de 2013/2014.
O projeto é “essencialmente” uma formação universitária informal, “sem exigência de avaliação” e que “não confere grau académico”, revela o Centro Regional de Braga num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
As diferentes áreas em estudo serão: a Teologia, a Filosofia, a Literatura, as Artes, a Psicologia e as Ciências Sociais, que estão presentes no plano curricular das três universidades do Centro de Braga.
Do “Programa Sophia” constam ainda outras atividades como conferências, visitas culturais e institucionais, sessões de cinema e de teatro, audições musicais, cuja planificação vai depender “do interesse manifestado pelos inscritos”.
O curso está estruturado para decorrer em quatro semestres letivos, três dias por semana com três horas cada, “em horário a definir de acordo com as preferências da maioria dos inscritos”, acrescenta o Centro Regional de Braga.
Este programa “inovador”, segundo os seus promotores, pretende que a comunidade onde o Centro Regional está inserido tenha acesso a formação ao longo da vida e é um incentivo “à vontade de continuar a aprender e a refletir sobre o mundo e sobre a vida”.
A partir da experiência e do percurso pessoal de cada participante, a formação “é um desafio a uma redescoberta de um sentido para a realização”.
O início do “Programa Sophia” está previsto para final de outubro – mais informações podem ser recolhidas através do endereço www.braga.ucp.pt.
CB/JCP