Braga: Túmulo do infante D. Afonso de Portugal pode mudar de sítio

Braga, 11 Jan (Ecclesia) – O cabido bracarense está a estudar a possibilidade de mudar de sítio o túmulo do infante D. Afonso de Portugal, da Sé de Braga, que foi recentemente restaurado.

O deão do colégio dos cónegos da Sé, cón. Pio Alves, adiantou ao «Diário do Minho» que o conjunto tumular, com seis séculos, poderá vir a ser colocado na ala esquerda da catedral, numa permuta entre a pia baptismal, de maneira a melhor preservar a valiosa peça, conservada e estudada no âmbito de um projecto de investigação desenvolvido pelo Instituto dos Museus e da Conservação.

O Arcebispo de Braga, por seu lado, qualificou o túmulo do infante D. Afonso de Portugal como um “exemplar maravilhoso” que “dignifica a Catedral de Braga e quem o recuperou”.

D. Jorge Ortiga, que falava na sessão de abertura do colóquio sobre o projecto interdisciplinar «A Arte e as Artes, o Túmulo de D. Afonso de Portugal da Sé de Braga», no Campus Camões do Centro Regional de Braga da Universidade Católica, realçou o facto da intervenção resultar de um trabalho interdisciplinar e da sinergia de vários agentes de restauro.

DM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top