Braga: Trabalhadores cristãos criticam mundo laboral que «nega a dignidade humana»

Tema vai marcar assembleia diocesana da Liga Operária Católica de Braga

Braga, 24 out 2014 (Ecclesia) – A Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) de Braga vai realizar este sábado a sua assembleia diocesana subordinada ao tema “sociedade justa e sustentável”.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o organismo recorda “as condições precárias que muitos trabalhadores têm de suportar para ganharem o pão de cada dia”.

Uma realidade que “afeta um grande número de trabalhadores” e “condiciona a construção de projetos pessoais e familiares”.

Para a equipa coordenadora da LOC/MTC de Braga, a configuração do mundo laboral atualmente em vigor “nega a dignidade da pessoa humana” e faz “prevalecer o poder do dinheiro sobre a pessoa”.

Neste contexto, apontam aqueles responsáveis, “o cristão é chamado a transmitir esperança, serenidade e confiança, testemunhando o espírito solidário e evangélico, e a comprometer-se na transformação das estruturas sociais, que não reconhecem a dignidade da pessoa”.

O tema central da assembleia vai também ser motivo de reflexão para os trabalhadores cristãos de Braga ao longo deste ano pastoral.

A LOC/MTC é um Movimento Nacional, que teve a sua origem nos primeiros Círculos Católicos de Operários, a partir de 1912.

Em 1936, com a criação da Ação Católica Portuguesa, aquela estrutura transforma-se na Liga Operária Católica, em representação do setor operário adulto do meio trabalhador.

A LOC/MTC nasce da fusão de dois Movimentos, a LOC Feminina, fundada em Portugal em 5 de maio de 1936, e da LOC Masculina, fundada a 12 de dezembro do mesmo ano e, para além de uma coordenação nacional, tem equipas coordenadoras em todas as dioceses de Portugal.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top