Braga: «Suscitar vocações é missão de todos», diz D. Jorge Ortiga

No final da 48ª Semana de Oração pelas Vocações, o arcebispo destacou a importância de um testemunho coerente

Braga, 16 mai 2011 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga defendeu este domingo a “necessidade urgente” de toda a diocese tomar parte na proposta e desenvolvimento de novas vocações sacerdotais e de vida consagrada para a Igreja Católica.

“É missão de todos, sem exceção, suscitar vocações mediante um testemunho coerente de vida, onde a alegria e a gratuidade da missão sejam o rosto visível da vida cristã” sublinhou D. Jorge Ortiga, durante a eucaristia de ordenação de cinco novos diáconos, no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga.

Indo ao encontro do tema desenvolvido ao longo desta 48ª Semana de Oração pelas Vocações, ‘Propor as vocações na Igreja local’, o prelado realçou que a mensagem vocacional “não pode ser vista como um apêndice ou esforço exclusivo” dos responsáveis eclesiais que trabalham nessa área específica.

Sustentou ainda que “sacerdotes, famílias, catequistas, animadores e movimentos”, todos deverão ser capazes de “cultivar” nas crianças, jovens e adultos o espírito de entrega e serviço à Igreja, através de um “testemunho alegre e cheio de Deus”.

Considerando que “não é fácil mas é belo ser consagrado nos tempos que correm”, D. Jorge Ortiga pediu aos que já entregaram a sua vida a Deus para que continuem a fazer “ecoar o ‘Sim’ maravilhoso de Maria nos corações de todos os homens e mulheres”.

Numa palavra especial para os novos diáconos, o arcebispo desafiou-os a usarem a sua “juventude e alegria” para abrirem o mundo à “esperança” e à “beleza” que vem de Deus.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top