Braga: Seminaristas em casa e vocações para continuarem a ser estimuladas

Braga, 20 Abr 2020 (ECCLESIA) – Na reunião do Conselho Episcopal da Arquidiocese de Braga, realizada por videoconferência, o cónego Vítor Novais, responsável pela Comissão das Vocações, revelou que os pré-seminaristas têm continuado a ser acompanhados, “quer por correspondência, quer por mensagens e e-mails”.

Os encontros de abril e maio serão “realizados via Skype e o acompanhamento individual dos pré-seminaristas será feito”, durante o mês de Maio, “com autorização dos encarregados de educação, através de plataformas virtuais”, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.

Desde a declaração do Estado de Emergência que “todos os seminaristas estão em casa, mas também “em contacto permanente com os formadores”.

As aulas decorrem “online” e as “atividades complementares também vão ser retomadas neste formato”.

As ordenações diaconais e a instituição no Ministério do Leitor “foram adiadas”, com a data a definir posteriormente e as ordenações presbiterais “aguardam evoluções no que diz respeito à pandemia”.

A Semana de Oração pelas Vocações, este ano entre os dias 26 de abril e 03 de maio, verá a Mensagem do Papa – “As palavras da Vocação” – divulgada através dos meios digitais, como o Facebook do Departamento da Pastoral Vocacional.

padre Manuel Morujão, responsável pelos Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, enfatizou a necessidade de num tempo como este todos serem capazes de “converter o virtual em virtuoso”, aproveitando os recursos digitais para uma comunicação “fraterna” e capaz de realizar o “Pentecostes digital”.

A «Noite Up’s» e a Vigília de Pentecostes, que já tinham chegado a acordo no aspeto de serem “duas vertentes de uma única proposta, serão realizadas apenas no campo digital”.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top