Braga, 14 nov 2024 (Ecclesia) – O Seminário de Nossa Senhora da Conceição, instituição fundada pelo então arcebispo de Braga, D. Manuel Vieira de Matos (1861-1932), completa hoje 100 anos de existência.
“Importa lembrar que a abertura deste seminário aconteceu em 1924, num período em que ainda se sentia a onda de anticlericalismo criado com a implantação da república e que conduziu à nacionalização dos bens da Igreja e ao fim do ensino por religiosos nas escolas oficiais”, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA
Para robustecer a Igreja bracarense e a formação dos seus futuros presbíteros, D. Manuel Vieira de Matos sentiu necessidade “de levantar uma casa especialmente destinada a jovens com o horizonte da vocação sacerdotal”.
Apesar das contrariedades impostas pela conjuntura política daquela época, “o objetivo foi bem-sucedido, tendo esta instituição bracarense recebido a matrícula de cerca de 10.000 jovens do Minho ao longo deste século de vida, dos quais mais de 1.500 abraçaram o sacerdócio”.
A Arquidiocese de Braga, a direção do Seminário e a Associação dos Antigos Alunos (ASSASB), sentindo-se “gratos pelo valioso contributo dado à Igreja e à sociedade”, prepararam a comemoração do 100º aniversário do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, com um programa que se inicia hoje e se estende ao longo do próximo ano, com inúmeras e diversificadas iniciativas.
Do programa merece destaque a sessão solene de abertura do 100º aniversário, no Auditório Vita, no dia 14 de novembro, pelas 18h30, com momentos musicais, preleção e discursos.
No domingo, dia 17 de novembro, prossegue o programa festivo, com um Concerto pelo Coro Capella Ocellum Duri, da cidade de Zamora, na Catedral de Braga, marcado para as 15h00. Às 17h30 tem lugar a celebração da Eucaristia na Capela da Imaculada, no edifício do Seminário, presidida pelo arcebispo de Braga, D. José Cordeiro. Depois do descerrar de uma placa comemorativa pelas 19h00, segue-se o jantar.
LFS