Braga, 30 jan 2012 (Ecclesia) – A Semana Santa de Braga de 2012 fica marcada por ser a primeira a realizar-se com o selo de «Declaração de Interesse para o Turismo» e associa-se também à Capital Europeia da Juventude.
Segundo comunicado enviado à Agência ECCLESIA a declaração passa a ser, “na valência turística, uma excelente carta de recomendação”.
As celebrações da Semana Santa, este ano decorre de 30 de março a 08 de abril, têm tido também um “interesse crescente” por parte “de entidades estrangeiras”, realça o documento.
Sendo Braga em 2012 a Capital Europeia da Juventude, a organização destas cerimónias fizeram questão de marcar essa circunstância com dois eventos: uma Via-Sacra Jovem, a 31 de março, numa organização da Pastoral de Jovens da Arquidiocese, e uma exposição levada a cabo por jovens estudantes (do Colégio D. Diogo de Sousa), que estará patente na Casa dos Crivos.
Além dos atos religiosos tradicionais, a organização oferece ao público um “valioso programa cultural, em que se contam seis concertos e onze exposições”, lê-se.
Do programa, constam também as conferências quaresmais proferidas por D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, que terão lugar nas tardes de domingo, em várias igrejas da cidade.
A Semana Santa de Braga, de cujo início exato se desconhecem o tempo e o modo, entronca, sem dúvida, nesta tradição multissecular e conserva o sentido original de comemoração dos mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, tendo sido, no decurso dos tempos, enriquecida com elementos inovadores e exclusivos.
De modo semelhante, a Quaresma em Braga mantém o “duplo sentido original atrás referido, tendo também ela sido enriquecida com ações celebrativas de preparação e ambientação para a Semana Santa que são únicas em Portugal e no mundo”, sublinha o programa que apresenta também o site das celebrações da quaresma.
LFS