Arcebispo divulgou nomeações para o próximo ano pastoral
Braga, 18 jul 2016 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga nomeou como novo reitor do Santuário do Sameiro o padre Delfim Pinto Coelho, de 34 anos, como novo reitor do Santuário do Sameiro.
O sacerdote, até agora pároco no arciprestado de Fafe, substitui monsenhor Joaquim Morais da Costa, “dispensado, a seu pedido e por razões de idade”, da reitoria do santuário.
A decisão é uma das que integram o decreto de nomeações para o ano pastoral 2016-2017, divulgado através da página da Arquidiocese de Braga na internet.
D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz, recorda que este foi um ano sem ordenações sacerdotais, solicitando “um maior empenho na pastoral vocacional para um alegre serviço à causa do Evangelho”.
Além das mudanças de párocos, o decreto nomeia vários responsáveis para serviços da diocese, como é o caso do cónego Avelino Marques Amorim, novo diretor do Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens.
O padre Mário Rodrigues vai assumir a direção do Departamento para a Pastoral Vocacional e o padre Eduardo Duque foi nomeado diretor do Departamento Arquidiocesano para a Cultura, Diálogo Ecuménico e Inter-religioso, em acumulação com o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária.
O Departamento Arquidiocesano das Comunicações Sociais tem como novo diretor o padre Paulo Terroso, que assume ainda a coordenação do Serviço para o Diálogo Ecuménico e Inter-Religioso.
O padre Tiago Freitas é confirmado como chefe de Gabinete do arcebispo primaz e diretor do Gabinete de Atividades Culturais do Instituto de História e Arte Cristãs (IHAC).
O padre Jorge Vilaça, o arquiteto Davide Marques e a enfermeira Ana Margarida Martins de Carvalho são nomeados como ‘Equipa Missionária da Arquidiocese de Braga’.
Nos termos do Acordo de Cooperação Missionária assinado com a Diocese de Pemba – Moçambique- o grupo vai assumir a coordenação pastoral da Paróquia de Santa Cecília de Ocua, dessa mesma diocese.
O padre José Barbosa Granja foi autorizado a fazer uma experiência de vida monástica no Mosteiro de Singeverga.
OC