Primeira edição do evento mostrou uma Igreja Católica apostada em reforçar a sua missão junto dos mais necessitados
Lisboa, 02 jul 2012 (Ecclesia) – O Santuário do Sameiro, em Braga, acolheu este domingo a primeira edição da Peregrinação dos Frágeis, iniciativa promovida pelo setor diocesano da Pastoral da Saúde e que contou com a participação de cerca de 600 doentes e idosos.
Segundo a edição de hoje do Diário do Minho, o evento possibilitou à Igreja Católica local homenagear todos aqueles que diariamente são confrontados com inúmeras dificuldades físicas e sociais e mostrar que quer continuar a caminhar ao lado deles.
O padre Jorge Vilaça, assistente da Pastoral da Saúde da Arquidiocese bracarense, sublinhou que os idosos e doentes são “o coração pulsante e o sacrário de Deus” no meio da Igreja, pois recordam continuamente que a missão dos cristãos começa junto dos “mais frágeis”.
A romaria ao local de culto contou com a participação de utentes e funcionários vindos de diversas instituições de saúde e de solidariedade social da região de Braga.
“A Igreja de joelhos diante dos seus doentes será uma Igreja que ama e que cura”, apontou o sacerdote, que presidiu à eucaristia na cripta do Sameiro.
Para reforçar a sua mensagem, o padre Jorge Vilaça convidou profissionais de saúde e voluntários a ajoelharem-se diante dos doentes em cadeiras de rodas que estavam espalhados pela assembleia.
Entre a plateia, encontravam-se alguns sacerdotes em cadeira de rodas, que também receberam o reconhecimento simbólico dos seus colegas que estavam a concelebrar.
Depois da missa, os profissionais de saúde tiveram oportunidade de consagrar a sua ação a Maria, Mãe de Deus.
Os peregrinos concluíram a sua jornada com uma saudação ao andor da Senhora do Sameiro, que passou em cortejo pelo meio da multidão.
DM/JCP