Braga: Requalificação da capela de São Sebastião das Carvalheiras apoiada pelo Estado

Braga, 18 set 2014 (Ecclesia) – A assinatura do contrato de financiamento das obras de requalificação da capela de São Sebastião das Carvalheiras, em Braga, realizou-se hoje com a presença de representantes da Igreja, o bispo de Braga, do Estado e da autarquia local.

“A Confraria de Nossa Senhora da Ajuda e São Sebastião terá à sua disposição um financiamento superior a 69 mil euros para as obras que terão um valor global de cerca de 100 mil euros”, informa o Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Braga em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.

A capela de São Sebastião das Carvalheiras, de 1532, remonta ao pontificado de D. Diogo de Sousa, com planta oitavada, capela-mor e sacristia retangulares e torre sineira nas traseiras, seguindo a tradição bracarense.

Para a Câmara de Braga, esta capela para além da “funcionalidade religiosa” é um monumento de “enorme interesse patrimonial e um dos expoentes do estilo barroco”.

“Este financiamento é a distribuição do esforço diário dos contribuintes”, disse o secretário de Estado da Administração Local que fez questão de “conhecer o local, as pessoas a quem vai ser distribuído o dinheiro e a intervenção que vai ser efetuada”.

António Leitão Amaro explicou que as razões para o Estado se ter associado à reabilitação da capela de São Sebastião das Carvalheiras são de razão “cultural e de proteção de património, fator de desenvolvimento económico e atração turística”, para além do “fortalecimento do espírito comunitário”.

Para o presidente da câmara municipal minhota, este processo contribui para a “relação entre as instituições da sociedade civil e as de caráter religioso” e apela à “colaboração entre as autarquias locais, a Igreja e as diversas instituições, para preservar a nossa História, com vista a criar um futuro mais promissor ao nosso património

“Braga assume-se como a capital do turismo religioso porque tem, um pouco por toda a cidade, património muito importante e relevante, como o caso desta capela”, acrescentou Ricardo Rio.

O financiamento para as obras de requalificação da capela de São Sebastião das Carvalheiras foi disponibilizado ao abrigo do ‘Programa Equipamentos’, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR).

CB

Partilhar:
Scroll to Top