Iniciativa partiu de elementos do Departamento Arquidiocesano da Pastoral da Saúde
Braga, 17 jan 2024 (Ecclesia) – Um grupo de católicos da Arquidiocese de Braga está a promover o projeto ‘We Believe’ (Nós acreditamos), com o intuito de “escutar e dar voz à população LGBTQ+” sobre a sua participação na vida da Igreja.
“Alguns elementos do Departamento Arquidiocesano da Pastoral da Saúde de Braga fizeram, ao longo do último ano, um percurso sereno de escuta presencial de algumas pessoas LGBT e seus familiares, para quem Jesus Cristo é referência fundante. Simultaneamente fizemos um caminho de reflexão com profissionais e associações LGBT civis e confessionais. Quanto as feridas e a fé o permitiram, partilhamos histórias e rezamos juntos”, refere um texto de apresentação, assinado pelo padre Jorge Vilaça e Rita Silva.
Estes responsáveis sublinham a “importância da escuta mútua e incondicional”, apontado à necessidade de formação, à criação de “espaços seguros” e à “relevância do cuidado com a linguagem”.
“Neste momento, gostaríamos de alargar a Escuta a todos aqueles que estão, de alguma forma, sob o véu do silêncio do universo digital, por receio ou proteção”, indica a coordenação do grupo de trabalho.
O projeto disponibiliza um questionário online.
OC