Braga, 16 dez 2016 (Ecclesia) – A freguesia de Ucha, em Barcelos, na Arquidiocese de Braga, vai apresentar no dia 18 de dezembro um presépio articulado que, a par do nascimento de Cristo, pretende “retratar” os costumes das comunidades da região.
Sob o lema “E se Jesus nascesse na Ucha?”, a iniciativa é promovida “pelo quarto ano consecutivo” pela junta de freguesia local, e vai permitir apreciar “uma réplica” da localidade, com as suas “principais profissões e tradições”.
Como novidade para este ano, “o presépio contará com uma área maior, com uma típica procissão, com a produção de vinhos e ainda com o cultivo de cereais e produtos hortícolas”, avança o gabinete de comunicação da Arquidiocese de Braga.
No dia da abertura do presépio articulado, este domingo junto à sede dos escuteiros de ucha, vai ser também lançado um “concurso de presépios”.
Os participantes têm de levar à competição modelos feitos “de forma artesanal, sem restrições quanto ao material”, sendo que o tamanho de cada presépio não deve ultrapassar a medida 40×40 cm.
A votação vai decorrer até 15 de janeiro e nessa data serão desvendados os três presépios vencedores e ainda alguns “prémios surpresa”.
Antes disso, no dia 25 de dezembro, dia de Natal, a partir das 15h30, poderá ser apreciado “um presépio humano” composto por “mais de 40 pessoas” e que terá como destaque uma “encenação do nascimento de Jesus”.
Para 15 de janeiro está ainda previsto “um cantar de reis”, às 15h30, iniciativa que encerrará os eventos à volta do presépio movimento do Ucha.
JCP