Um serviço de acolhimento e apoio gratuito destinado às pessoas que atravessam momentos de “sofrimento ou vulnerabilidade”
Braga, 16 jan 2026 (Ecclesia) – A Paróquia de São Victor (Braga) anunciou a abertura do “seu novo” Centro de Escuta, um serviço de acolhimento e apoio gratuito destinado a todas as pessoas que atravessam momentos de sofrimento ou vulnerabilidade.
“Este Centro nasce no âmbito do caminho de renovação pastoral da paróquia e pretende ser um espaço simples, seguro e acolhedor, onde cada pessoa pode falar livremente, ser escutada com respeito, empatia e sem qualquer tipo de julgamento ou discriminação”, explica o pároco, padre Sérgio Torres.
O objetivo é oferecer alívio, orientação e esperança, funcionando como um verdadeiro “lugar de reparação do coração”.
O serviço é “especialmente dedicado a quem enfrenta situações como luto, doença, angústia, conflitos familiares, crises de fé ou perda de sentido, e que necessita de um espaço para ser ouvido com atenção e confidencialidade”.
É importante destacar que o Centro de Escuta não realiza tratamento clínico ou psicoterapia, mas oferece uma escuta humana, cuidadosa e despretensiosa.
O atendimento será feito por uma equipa de cinco voluntários com formação em psicologia, juntamente com os dois párocos da comunidade.
LFS
