Braga: Paróquia de Duas Igrejas vai viver dia de festa dedicado ao beato Carlo Acutis

Arcebispo D. José Cordeiro vai presidir à Eucaristia e benzer um novo altar, e vão inaugurar um monumento

Foto: Agência Ecclesia/LFS

Vila Verde, 25 abr 2025 (Ecclesia) – A Paróquia de Duas Igrejas, em Vila Verde, na Arquidiocese de Braga, vai benzer um novo altar dedicado ao beato Carlo Acutis, e inaugurar um monumento, este domingo, dia 27 de abril, o programa festivo começa às 10h30.

“Vamos ter a Eucaristia, vem o D. José Cordeiro, e vamos criar um monumento ao Carlo Acutis, vamos ter um queimador de velas, porque há muitas pessoas que trazem velas de promessas, mas dentro da igreja não se pode queimar”, disse José Esteves, coordenador da catequese paroquial, em declarações à Agência ECCLESIA.

Segundo este responsável, o monumento em granito, “com dois metros de altura”, vai ter a fotografia do beato Carlo Acutis em azulejo, “tudo pintado à mão”, e vai ficar no exterior da igreja de Duas Igrejas, e “ficar para a prosperidade, para memória futura”, e assinalar que ali “nasceu o culto ao Carlo Acutis em Portugal”.

Segundo o programa festivo, o arcebispo de Braga preside à Missa, a partir das 10h30, vai ser transmitida pela RTP1, D. José Cordeiro vai benzer um novo altar dedicado ao beato Carlo Acutis, que contém uma relíquia de Primeiro Grau; pelas 11h45, é a inauguração e bênção do monumento, e, às 16h00, a Adoração Eucarística, com a recitação do Terço, “bênção dos doentes e toque na Relíquia Sagrada”.

Carlo Acutis ia ser canonizado este domingo, dia 27 de abril, no Jubileu do Adolescentes do Ano Santo 2025, mas essa celebração foi adiada,  na sequência do falecimento do Papa Francisco.

A Paróquia vila-verdense de Duas Igrejas introduziu o culto ao Carlo Acutis em 2017, o pároco explica que devoção chegou pelo responsável da catequese, que “também é um apaixonado da internet”, e quando teve conhecimento da história deste adolescente italiano, que morreu aos 15 anos com uma leucemia fulminante, no dia 12 de outubro de 2006, “começou a falar dele às crianças, a dar-lhe panfletos e dedicando a catequese”.

“Pondo como exemplo para os jovens, para as crianças da catequese. E chegou à Itália através dos meios de comunicação e a própria mãe mandou depois a relíquia”, acrescentou o padre Manuel Rodrigues, que aos 88 anos de idade, “naturalmente” é também devoto de Carlo Acutis, falando de várias graças recebidas por pessoas que visitam Duas Igrejas.

As relíquias de Carlo Acutis são uma de primeiro grau, um fio de cabelo, e uma relíquia em segundo grau, que é um pedaço da sua roupa, José Esteves salienta que desde que entronizaram a primeira relíquia “têm passado muitos, muitos devotos, centenas deles, tornou-se mesmo num local de culto”.

“A relíquia de segundo grau foi colocada quando fizemos a escultura em madeira, esculpida em tronco de cedro, que é um bocadinho de uma camisola dele”, acrescentou o entrevistado, que recorda que conheceu Carlo Acutis, em 2017, “por acaso na internet, ainda em italiano”, e traduziu a sua história, “muito bonita mesmo”, considerou-a interessante, “de um jovem atual”, para os jovens da paróquia.

“Introduzimos a história dele também na paróquia, para os paroquianos, no nosso boletim, e correu muito bem, acharam muito curiosa a história dele. Entrou a pandemia e fizemos como o Carlo Acutis, ou seja, usámos a internet e criámos várias páginas para difundir a história dele em Portugal, e deu-se o boom do Carlo Acutis”, desenvolveu o catequista.

O beato Carlo Acutis foi um dos patronos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, a edição internacional organizada pela Igreja Católica em Portugal, a beatificação realizou-se em outubro de 2020, em Assis, onde se encontra o seu corpo para veneração, já as virtudes heroicas foram aprovadas em julho de 2018.

Em 2024, a Paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, em Vila Verde, instituiu no seu calendário pastoral a festa do Carlo Acutis; este ano a celebração vai realizar-se no dia 12 de outubro, e os jovens, e alguns adultos, participaram vestidos como o jovem adolescente italiano.

“Os nossos jovens, por iniciativa deles, disseram ‘vamos vestidos à Carlo Acutis’, ou seja, o polo vermelho, calças de ganga e ténis. E assim foi, a procissão foi repleta de gente, curiosamente, até os adultos, os pais e até pessoas de fora, devotos que vieram cá, vinham tão bem vestidos ao Carlo Acutis, como eles dizem”, lembrou José Esteves.

LFS/CB/

Foto: Agência Ecclesia/LFS

Para Diego Costa, o futuro santo Carlo Acutis “sempre será uma inspiração para todos”, porque o que ele fez, “os milagres que foram confirmados, são uma coisa inacreditável”, e mostra que também podem “a qualquer momento ser ajudados”.

“Deus está sempre a olhar por nós, está sempre connosco, e ajuda-nos sempre em qualquer situação. Carlo Acutis foi um homem muito gentil, era uma pessoa muito amiga de toda a gente, gostava de conversar, ia à Missa todos os dias”, destacou à Agência ECCLESIA.

 “Eu acho que os jovens, hoje em dia, poderiam aprender muito com ele, só pelo facto de ajudar já é incrível como era tão fácil para ele ajudar. Era uma pessoa mesmo incrível, e depois com a sua fé, com a sua felicidade, contagiava toda a gente.  E era uma pessoa extraordinária” – Diego Costa

Vitória Vieira sublinha que “Carlo Acutis é um jovem muito inspirador para todos” na Paróquia de Duas Igrejas, e um modelo que devem seguir “como um exemplo de vida”, considerando que “é um privilégio” terem uma relíquia de primeiro grau e “também uma de segundo grau”.

“Foi um jovem muito simpático que procurou ajudar o próximo, sempre que tinha roupa nova, em vez de usá-la, e até dar a velha, preferia sempre doar a nova. Sempre foi muito simpático, ia todos os dias à Eucaristia”, acrescentou, destacando a frase “muito interessante” do futuro santo da Igreja Católica: ‘A Eucaristia é minha autoestrada para o céu’.

“É um santo da nossa época, digamos, santo dos jovens, como às vezes chamamos do nosso ano, muito jovem. E, claro, uma inspiração para todos nós, o primeiro santo que temos aqui desta nova geração, deste novo tempo, primeiro santo a utilizar as redes sociais, internet, mas sempre a utilizá-las com muito cuidado e não para fazer coisas más.” – Vitória Vieira

Já Pedro Vieira destaca que o facto do beato do Carlo Acutis ter sido “um jovem muito gentil, que ajudou muitos pobres com roupa, comida, um monte de coisas”, fez com que no seu funeral apareceram “pessoas desconhecidas, que o pai e a mãe não sabiam quem eram”.

“É um exemplo muito grande para os jovens e para servir de exemplo para muitos jovens. (2:26) Para ajudarem o próximo”, realçou, adiantando que “poder ajudar mais os mais necessitados, os pobres”, é o que gostava de fazer como o Carlo Acutis

José Esteves explicou também que as pessoas que visitam a Paróquia de Duas Igrejas deixam várias lembranças na imagem do Carlo Acutis, no altar que tem a relíquia de primeiro grau, como terços, “que deixam de agradecimento”, “muitas fotografias, sobretudo de crianças e jovens, que têm “algum tipo de problema e pedem a graça”, para além de escreverem no livro de testemunhos, “onde as pessoas deixam os seus pedidos, mas sobretudo as suas graças”.

 

Partilhar:
Scroll to Top