Braga: Paróquia de Duas Igrejas celebrou a memória do Beato Carlo Acutis e do Papa Francisco

«Duas grandes figuras da esperança que devem inspirar-nos a todos» – D. José Cordeiro

Foto: Paróquia de Duas Igrejas

Vila Verde, 29 abr 2025 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga presidiu à Missa solene da memória do Beato Carlo Acutis e do Papa Francisco, este domingo, na Paroquia de Duas Igrejas, em Vila Verde, onde a igreja “foi pequena” para acolher a numerosa assembleia.

“Duas grandes figuras da esperança que devem inspirar-nos a todos”, disse D. José Cordeiro, na celebração, informa a Paroquia de Duas Igrejas, na nota enviada hoje, dia 29 de abril, à Agência ECCLESIA.

Esta Missa solene em memória do Beato Carlo Acutis e do Papa Francisco contou com a participação de “inúmeras crianças, adolescentes e jovens”, que pertencem à Catequese, Agrupamento de Escuteiros e outros movimentos da Paroquia de Duas Igrejas, que contou com a presença de responsáveis autárquicos e dirigentes convidados.

“Que cada um de nós seja original, não fotocópia de ninguém, e não tenha medo de ser feliz, não tenha medo de ser cristão como foi Carlo Acutis”, incentivou o arcebispo de Braga.

A celebração começou com a bênção do novo altar dedicado ao adolescente Carlo Acutis, que tem uma relíquia de primeiro grau do beato italiano, por D. José Cordeiro, e terminou com a inauguração e bênção de um monumento dedicado futuro santo da Igreja Católica.

“O monumento em forma de chama, simboliza a luz de Cristo, a luz que Carlo Acutis transmitia aos pobres, sem abrigo e desfavorecidos. Funciona também como queimador de velas, e foram já muitos os devotos de Carlo Acutis que rumaram a Duas Igrejas para  agradecer e pedir graças por intercessão do beato diante do altar com a sua imagem, fotografia e relíquia”, desenvolve a paróquia bracarense.

Este novo conjunto escultórico, colocado no adro paroquial, “marca a Paroquia de Duas Igrejas como o berço do culto ao Carlo Acutis em Portugal”, o monumento é da autoria dos artistas vilaverdenses Luís Dias e Maciel Cardeira.

Um representante da Paróquia de Duas Igrejas agradeceu a presença “alegre e confortante” do arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, saudou os fiéis e grupos de peregrinos, e foi também transmitida uma palavra de gratidão ao pároco, o padre Manuel da Cunha Rodrigues, que vai celebrar 60 anos de ministério paroquial nesta comunidade.

O padre Manuel da Cunha Rodrigues saudou e agradeceu a presença nesta Missa Solene, no Domingo da Divina Misericórdia, para honrar dois inspiradores de “santidade, caridade, humildade”.

Esta Missa na Paróquia vilaverdense de Duas Igrejas, agendada para o dia 27 de abril, ia celebrar a canonização do jovem beato italiano Carlo Acutis, mas essa celebração no Vaticano foi adiada na sequência do falecimento do Papa Francisco, “grande impulsionador da beatificação e canonização”, no dia 21 de abril.

Carlo Acutis (1991-2006), adolescente italiano, nasceu em Londres, onde os seus pais estavam a trabalhar, e faleceu na cidade de Monza (Itália), aos 15 anos de idade, vítima de leucemia, tendo sido apresentado desde logo como modelo de santidade e um “génio” da informática”; a sua beatificação foi celebrada em outubro de 2020, em Assis.

O futuro santo foi um dos patronos da JMJ de Lisboa e os seus restos mortais repousam na cidade italiana de Assis.

CB

Partilhar:
Scroll to Top