Braga, 22 fev 2017 (Ecclesia) – A Faculdade de Teologia, do Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP-Braga) promove a partir de hoje uma Semana de Estudos Teológicos sobre ‘Santuários — Peregrinações, Beleza, Arte e Encontro’, no Auditório Vita.
A 25.ª Semana de Estudos Teológicos, que decorre até ao dia 25, pretende refletir sobre importância dos santuários, a sua “repercussão na vida da Igreja” e, concretamente, na pastoral, avança o professor universitário cónego José Paulo Abreu.
A “pertinência” dos santuários “no turismo e na vida de todos” são outros objetivos que vão estar em análise afinal “peregrinar é timbre do crente”: “Que o diga Abraão, ou Moisés. Ou até o povo de Israel.”
“Os montes são locais privilegiados, muitas vezes engrandecidos com belíssimas construções, verdadeiros espaços de encontro com o sagrado, com os que partilham da mesma fé, com a natureza”, acrescenta o padre José Paulo Abreu da Arquidiocese de Braga.
O também presidente da fundação cultural Instituto de História e Arte Cristãs destaca que “não raro” a arte mostra-se “grandiosa e exuberante” nos santuários.
A Semana de Estudos Teológicos começa com a conferência ‘Do Éden a Jerusalém: perspetiva bíblica’ tendo como oradores o bispo de Lamego, D. António Couto, e o padre José Tolentino Mendonça, a partir das 21h00.
No dia seguinte, o antigo secretário do Conselho Pontifício dos Imigrantes, o monsenhor italiano Agostino Marchetto, apresenta o tema ‘Entre o profano e o sagrado: abordagem pastoral’, no Auditório Vita da arquidiocese bracarense.
Na sexta-feira, dia 24, três conferencistas vão apresentar reflexões do tema ‘Turismo Religioso: Santuários e Evangelização’.
O diretor do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, José António Falcão, vai falar sobre ‘Santuários: ícones de beleza’; o diretor da Obra Nacional da Pastoral do Turismo, padre Carlos Godinho, apresenta ‘Evangelizar pela arte’ e ‘Do turista ao peregrino’ pelo padre beneditino Josep Enric Parellada.
Segundo o programa da Semana de Estudos Teológicos, no último dia, para além da conferência ‘Com os próprios olhos…’, do cónego José Paulo Abreu, os participantes vão visitar a Sé Catedral de Braga, às 09h30, e às 11h00 está prevista uma visita guiada ao escadório e Basílica do Bom Jesus.
A 25.ª Semana de Estudos Teológicos dedicada ao tema ‘Santuários: peregrinações, beleza, arte e encontro’ decorre no Auditório Vita da Arquidiocese de Braga, e as conferências começam sempre às 21h00, exceto no último dia.
CB