Quatro sacerdotes foram ordenados na cripta da Basílica do Sameiro
Braga, 17 jul 2023 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga presidiu este domingo à ordenação de quatro sacerdotes, aos quais recomendo que evitem deixar-se seduzir “pelo poder” ou “pela imagem”,
“Amai o povo que vos é confiado. Não vos deixeis levar pelo poder, pelo dinheiro, pela ganância e pela imagem. Livrai-vos dos interesses mesquinhos, da vaidade e da arrogância”, disse D. José Cordeiro na homilia da celebração a que presidiu na cripta da Basílica do Sameiro.
Numa intervenção enviada hoje à Agência ECCLESIA, o responsável católico realçou também que “a amizade sacerdotal é um grande tesouro” por isso devem experimentar “todos os dias a fraternidade sacramental no presbitério”
Na linha das recomendações, o arcebispo primaz pediu também aos novos sacerdotes para evitarem “o cansaço desnecessário, o desânimo, a intriga eclesiástica”.
“Testemunhai a sobriedade de vida, a pobreza evangélica voluntária, o celibato gratuito, a obediência pastoral na escuta e na realização da santidade da Palavra de Deus. Acreditai na confiança e na comunhão! Sede homens da comunhão”, acrescentou.
Escutar e cuidar das pessoas, “especialmente dos pobres, de todos os tipos de pobreza na infância, na adolescência, na juventude, nos adultos e nos mais idosos” foi outra diretiva lançada por D. José Cordeiro.
“A Igreja não pode desapontar os pobres”, sublinhou.
O arcebispo de Braga desejou que os novos padres ajudem a fazer da Igreja “a casa da alegria e da esperança e que a pastoral da ação e da semente dê sempre lugar à pastoral da relação e da fecundidade espiritual”.
No final da celebração, o responsável enviou a Ana e Hugo, um casal missionário da Paróquia de Cabeçudos, Arciprestado de Famalicão, para a Comunidade de Ocua, Diocese de Pemba, Moçambique.
LFS/OC