Braga: «Não somos um museu de tradições mas um corpo com vida que avança» – D. Jorge Ortiga

O arcebispo de Braga fez a abertura do dia arquidiocesano do coordenador e pediu “coordenação pastoral dominada por novidade e uma criatividade muito grande”

Braga, 09 jan 2021 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, abriu o encontro arquidiocesano do coordenador, que decorreu este sábado, pedindo mais coordenadores para que o mundo veja que não são “museu de tradições” mas um “corpo com vida que avança”.

“A Igreja arquidiocesana tem de ser capaz de abrir os olhos para ver os problemas e sobretudo abrir o coração para amar os problemas, dando respostas credíveis para que o mundo veja que não somos um museu de tradições mas um corpo com vida que avança”, disse D. Jorge Ortiga na sua intervenção.

O arcebispo destacou a necessidade de “encontrar colaboradores e coordenadores capazes de ser resposta aos desafios que a sociedade proporciona” e abrirem novos caminhos.

“A pastoral não pode ser feita de hábitos e rotinas, mas o tempo pode exigir respostas e solicitações novas por isso rezo por mais coordenadores para as atividades habituais mas sobretudo para outras, para outros caminhos que não percorremos mas onde Deus nos quer nesta hora e neste momento tão complicado”, refere.

D. Jorge Ortiga apontou que a coordenação pastoral tem de ser “dominada por uma novidade e uma criatividade muito grande” e ter uma implicação na missão.

“O coordenador de vida pastoral é aquele que anima, dá coragem e entusiasmo , é capaz de realizar tanta coisa, para testemunhar o Amor de Deus, no mundo e na sociedade, seja padre, leigo, num qualquer sentido ou ocasião quer caminhar com os outros, sempre numa atenção muito grande e que não passa ao lado dos problemas e interrogações”, destaca.

Perante os desafios e limitações impostas pela pandemia o arcebispo de Braga afirma ainda que o hábito era “um esquema já feito do que a Igreja tinha para realizar” mas que, atualmente “já não é assim”.

O dia arquidiocesano do coordenador aconteceu este sábado, transmitido a partir do Auditório Vita na cidade de Braga, e contou ainda com uma mesa redonda, com a presença de D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga, o Cónego Luís Miguel Rodrigues e o professor Alexandre Freire Duarte.

O encontro teve o tema “Coordenador: olha, escuta, ama” e foi promovido pelo Departamento Arquidiocesano para a Formação e Ministérios Laicais e dirigiu-se “a coordenadores dos diversos grupos eclesiais (Grupos “Semeadores de Esperança”, Catequistas, Grupos de Jovens, chefes do CNE, Grupos sócio – caritativos, Leitores, Acólitos, Grupos Corais, Grupos de Oração”).

SN

Scroll to Top