Braga, 30 mai 2024 (Ecclesia) – A exposição «Pão vivo do Céu – Alimento dos Homens», que se insere na programação do V Congresso Eucarístico Nacional, é inaugurada hoje, dia 30 de maio, pelas 16h00, no Museu Pio XII, em Braga.
A exposição enfatiza a comunhão entre todas as dioceses portuguesas, mostrando peças que representam as três metrópoles que o país engloba: Braga, Lisboa e Évora, lê-se numa nota enviada à Agência ECCLESIA.
“Recordar a história da Eucaristia; sublinhar o seu valor e significado, na vida dos crentes, na vida da Igreja, na vida do mundo; relevar o modo como a fé na Eucaristia se plasmou nos têxteis, no mobiliário, na ourivesaria, nos adereços litúrgicos, na devocionária; conhecer alguns dos devotos que fizeram da Eucaristia o seu farol e a sua força e são hoje candidatos às honras dos altares – eis alguns dos propósitos da exposição que estará patente no Museu Pio XII, entre os dias 30 de maio e 14 de junho”.
Os veneráveis cuja vida se dará a conhecer e que estarão presentes através de marcas que deixaram e da espiritualidade que legaram, são oriundos de várias zonas do nosso país.
Na exposição está o legado da beata Alexandrina de Balazar; padre Abílio Gomes Correia; frei Bernardo de Vasconcelos; irmã Alzira Sobrinho; D. Manuel Mendes da Conceição Santos e D. João de Oliveira Matos.
Braga acolhe o V Congresso Eucarístico Nacional (CEN), 100 anos depois da sua primeira edição, que se inicia esta sexta-feira com o tema ‘Partilhar o Pão, alimentar a Esperança. «Reconheceram-n’O ao partir o Pão»’, até dia 2 de junho.
LFS
Igreja/Portugal: Congresso Eucarístico Nacional regressa a Braga, 100 anos depois da primeira edição