Braga, 10 Dez 2020 (Ecclesia) – O antigo diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Socais, cónego João Aguiar, e o antigo administrador do jornal ‘Diário do Minho’, o falecido cónego Fernando Monteiro, foram agraciados, esta quarta-feira, com medalhas de ouro atribuídas pela Câmara Municipal de Braga.
O cónego João Aguiar, natural de Terras de Bouro (Braga), tem um percurso de quatro décadas ligado ao jornalismo, destacando-se os cargos de diretor do ‘Diário do Minho’ e da Renascença, ambos em Braga, e do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja.
O sacerdote é autor de vários livros e referiu na cerimónia que este galardão foi uma “surpresa agradável” com que “nunca sonharia”.
“Obrigou-me a olhar para trás e para os meus 40 anos ligados à comunicação social”, disse.
O antigo administrador do ‘Diário do Minho’, cónego Fernando Monteiro, que faleceu em janeiro de 2019, recebeu a medalha a título póstumo.
“Ele trabalhou tanto, mas não foi para um dia ter uma medalha” porque “trabalhava para os outros e não para ele e talvez por isso se tenha desgastado tanto nesta missão curta mas intensa”, disse a irmã do sacerdote, citada pela edição online do ‘Diário do Minho’.
Uma cidade “de gente notável e extremamente capaz que orgulha os bracarenses mas, sobretudo, se destaca em competição com todos os seus pares à escala nacional e internacional”, foi assim que o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, apresentou as 58 entidades e personalidades homenageadas.
O autarca enfatizou o Hospital de Braga, que recebeu a distinção máxima: a medalha de honra.
Para o edil, este reconhecimento acaba por ser “fruto dos momentos e do tempo que se vive”.
LFS/OC