Exposição pode ser visitada até 3 de abril
Braga, 06 mar 2018 (Ecclesia) – A exposição Momento Passio, no Museu Pio XII, em Braga, apresenta uma Última Ceia de cores garridas, um momento festivo que “pode ser interpretado como uma primeira ceia”, assinala o diretor da instituição.
“Nós encaramos sempre a última ceia com um ar lamuriento, triste e de despedida e já assim chamamos ‘Última Ceia’ mas é tudo uma questão de perspetiva. Estamos na primeira ceia e não uma despedida mas dada por Jesus como uma presença. Vista assim tem todo o motivo para ser um momento de festa”, explicou o Cónego José Paulo Abreu, em declarações à Agência ECCLESIA.
Uma das peças da exposição que mais chama a atenção pela sua singularidade é a designada Última Ceia, onde Jesus e os apóstolos aparecem a tocar os mais variados instrumentos.
“Os irmãos Baraça resolveram despojar o luto de última ceia e pintar de primeira ceia e dar um toque de festa. Colocaram todos à mesa a tocar instrumentos, incluindo o próprio Cristo que numa das peças tem a batuta; noutras peças executa um instrumento musical, portanto todos estão envolvidos em espírito de festa e comunhão à volta da mesa”, refere o Cónego José Paulo Abreu.
A exposição, integrada na dinâmica da Semana Santa de Braga, conta com peças dos irmãos Baraça, Vitor e Moisés, que herdaram este gosto pela arte da olaria pintada da avó, Ana Baraça, que iniciou o ofício.
“Tinha técnicas muito próprias de pintar as peças, até chegou a usar pregos nas peças, colhia inspiração nos tapetes de flores da festa das cruzes de Barcelos”, contou o deão da Sé de Braga.
Atualmente as peças são conhecidas em Barcelos mas também um pouco por todo o país e trazem à realidade do artesanato português peças coloridas e bem caricatas, podem ser vistas nesta exposição “Momentos da Passion”, no Museu Pio XII em Braga, até ao dia 3 de Abril.
PR/SN