Iniciativa tem como ponto de partida as conclusões do Concílio Vaticano II
Braga, 22 abr 2013 (Ecclesia) – O bispo emérito de Aveiro, D. António Marcelino, e o comentador Francisco Sarsfield Cabral, da Rádio Renascença, estão entre os oradores convidados para a 25.º edição das Jornadas Teológicas da Arquidiocese de Braga, que começam hoje.
Segundo um comunicado da Igreja Católica minhota, publicado através da internet, a iniciativa deste ano vai dar especial atenção “à reflexão acerca do lugar dos leigos na Igreja e no mundo”.
Os três períodos de debate, organizados pela revista “Cenáculo” e pela Associação de Estudantes da Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Braga, vão ter lugar nas instalações do referido polo educativo, sempre a partir das 21h30.
Em declarações concedidas ao programa “Ser Igreja”, da Rádio Sim, o diretor da Faculdade de Teologia da UCP de Braga realça que o ponto de partida para a reflexão vai ser o Concílio Vaticano II (1962-1965).
João Duque salienta que apesar dos “grandes passos que se deram depois do Concílio, no que ao papel dos leigos diz respeito, há ainda muito caminho a percorrer”.
Para aquele responsável, mais do que centrar a questão em aspetos relacionados com a participação nas celebrações e ritos eclesiais, é necessário abordar mais efetivamente a “intervenção dos cristãos no mundo”.
É preciso “enfrentar a indiferença religiosa com um certo ativismo”, aponta o teólogo.
JCP