Braga: Itinerário de Advento e Natal destaca «papel significativo de Maria»

Proposta já pode ser consultada na página online da arquidiocese minhota

Braga, 14 nov 2016 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga convida as comunidades católicas da região a caminhar rumo ao Natal ao ritmo do ano mariano que agora começa.

No texto com que introduz a sua proposta de itinerário de Advento e Natal, a arquidiocese minhota destaca um tempo que desafia à “esperança” e que marca “uma nova etapa na História, com o cruzamento dos caminhos de Deus no das pessoas”.

“Maria tem um papel significativo neste mistério de fé, porque disse sim ao projeto de Deus para a salvação da humanidade” e porque foi não só mãe mas também a “primeira discípula” de Cristo, destaca a Igreja Católica na região.

Inserida no ano mariano 2016-2017, que terá como tema “Faça-se em mim segundo a tua palavra”, o itinerário de Advento e Natal da Arquidiocese de Braga convida em primeiro lugar as comunidades a associarem-se a Maria como “acolhedoras da missão para a qual Deus as convoca”.

“Neste sentido, vamos construir, ao longo deste ciclo litúrgico, a Casa de Maria, para acolhermos as atitudes dela. Em cada Domingo e Solenidade será apresentado um elemento da Casa, que irá ganhando forma paulatinamente e conforme se for construindo o caminho”, explica a arquidiocese minhota.

Cada casa poderá “ser construída em diversos materiais, desde cartão a madeira, k-line ou esferovite”, de acordo com as “circunstâncias concretas e o espaço litúrgico próprio”, das diferentes comunidades.

No entanto, todas deverão aludir à “atitude a cultivar durante este tempo, o silêncio”, pois a “maternidade” de Nossa Senhora foi também um tempo de “gestação interior, de contemplação fecunda”, pode ler-se.

Em cada domingo do Advento, haverá “um momento da eucaristia onde será feito um tempo de fecundo silêncio”.

Com base no texto bíblico da Anunciação, será também proposta às famílias uma celebração penitencial propícia à “recuperação da oração mariana e do exame de consciência”, assim como à valorização “da maravilha do perdão” de Deus.

Este itinerário de Advento e de Natal já está disponível na página online da Arquidiocese de Braga.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top