Braga, 05 out 2024 (Ecclesia) – As Irmãs Hospitaleiras em Braga realizam a 2.ª Semana da Saúde Mental, com o tema ‘Saúde Mental? NaturalMente!’ a partir deste sábado, de 5 a 13 de outubro, inspirada no Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro).
“A II Semana da Saúde Mental vem dar ênfase à importância do cuidado da saúde mental, assim como destigmatizar a doença mental e os portadores da mesma, através de várias atividades e eventos”, informam as Irmãs Hospitaleiras da Casa de Saúde do Bom Jesus, em Braga.
Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA explicam que vão ser várias as atividades promovidas para as “pessoas assistidas e colaboradores”, e para “envolver a comunidade nesta causa tão grande”.
A 2.ª Semana da Saúde Mental das Irmãs Hospitaleiras em Braga, com o tema ‘Saúde Mental? NaturalMente!’, realizar-se de 5 a 13 de outubro, e, durante estes dias, vão ter patente a exposição de fotografia ‘Expressões de Alma’, do ‘Projeto Sempre em Mente’, a equipa de apoio domiciliário especializada em demências, no Nova Arcada.
Este sábado, dia 5 de outubro, têm a caminhada adaptada, para pessoas como mobilidade reduzida, com a duração de duas horas, a partir das 08h45, no Complexo Desportivo da Rodovia, e na segunda-feira, a 7 de outubro, as Irmãs Hospitaleiras recebem uma visita dos deputados eleitos pelo círculo de Braga
A Semana da Saúde Mental 2024 prevê também uma tertúlia do Projeto NoStress e do GIS, a 9 de outubro, e no dia 10, têm a casa aberta para profissionais de outras instituições para partilha de conhecimentos do trabalho em saúde mental.
A II Caminhada pela Saúde Mental está agendada para o dia 11 de outubro, a partir das 08h45, no centro da cidade de Braga, seguindo-se a dinâmica social ‘Um café normal, por favor’, também no centro de Braga, na tarde do mesmo dia.
As Irmãs Hospitaleiras – Braga vão receber um ‘desfile de moda inclusivo’, no último dia da 2.ª Semana da Saúde Mental, a partir das 16h00, do dia 13 de outubro, na Casa de Saúde do Bom Jesus.
A Congregação das Irmãs Hospitaleiras, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com Fins de Saúde – “cuidados especializados em Psiquiatria e Saúde Mental, Demências, Reabilitação Física e Cuidados Paliativos”, está em Portugal há mais de 130 anos e desenvolve a sua intervenção em 12 unidades de saúde, em Portugal continental e nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
As Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus foram fundadas a 31 de maio de 1881, em Ciempozuelos – Espanha;
CB