Braga: Igreja Católica marca presença nas capitais europeias da cultura e da juventude

Arquidiocese propôe realização de um «Pátio dos Gentios»

Braga, 02 jun 2011 (Ecclesia) – A Igreja Católica anunciou esta quarta-feira o programa da sua participação nas capitais europeias da cultura e da juventude, que decorrem respetivamente nas cidades de Guimarães e Braga em 2012.

O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, citado pela edição de hoje do ‘Diário do Minho’, afirmou em conferência de imprensa que “a Igreja sente necessidade de estar presente e quer integrar esses dois grandes acontecimentos como desafios, propostas e apelos”.

As atividades agendadas para Guimarães incluem a realização de um circuito de visitas às igrejas da cidade tradicionalmente apontada como o berço de Portugal, além de concertos de música sacra.

No encontro com os jornalistas, realizado em Braga, foi anunciado que a arquidiocese pretende completar a inventariação de três igrejas situadas no centro de Guimarães, concluindo um processo que já passou por quatro espaços religiosos.

O projeto vai receber uma “verba mínima” atribuída pela comissão encarregue da Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, explicou o padre José Paulo Abreu, adiantando que a inventariação vai dar origem a desdobráveis, a disponibilizar em unidades hoteleiras, postos de turismo e igrejas.

Os concertos poderão vir a ser organizados neste conjunto de igrejas, com peças de sacerdotes e músicos da diocese, referiu o responsável, que também deseja garantir a integração da ‘Ronda da Lapinha’ no programa da Capital Europeia da Cultura.

O vigário-geral da arquidiocese localizada 350 km a norte de Lisboa referiu que têm sido dado passos para que esta procissão, que decorre a 19 de julho e percorre quase todas as paróquias de Guimarães, se torne monumento de património imaterial.

A arquidiocese está igualmente a estudar a realização do “Pátio dos Gentios”, tendo para o efeito entrado em contacto com o Vaticano, visando a realização de um encontro que, à semelhança do realizado no mês de março em Paris, pretende ser “aberto, pluriconfessional e pluricultural”.

O programa de atividades da Igreja Católica para Braga inclui o Fórum da Juventude (janeiro de 2012), o Dia Arquidiocesano da Juventude, o Festival Jota e a bênção de finalistas universitários, além de eventos organizados pelos Escuteiros.

O concerto previsto para a cidade dos arcebispos vai ser um espetáculo desenvolvido pelo grupo internacional convidado, com a participação de jovens universitários portugueses.

DM/RM

Partilhar:
Scroll to Top