Arquidiocese mobilizada a «Ser Esperança» no ano pastoral 2018/2019
Braga, 04 out 2018 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga divulgou os temas para os Grupos Semeadores de Esperança no novo Ano Pastoral, referindo a partir de novembro vão trabalhar sete temas relacionados com “acolhimento e da missão”, inspirados no livro da Bíblia Atos dos Apóstolos.
Na brochura de apresentação dos Grupos Semeadores da Esperança, D. Jorge Ortiga afirma que a comunidade “não ganha forma apenas nas celebrações litúrgicas”, mas também no “encontro com a Palavra”.
“É necessária coragem para encontrar tempo, mesmo numa vida sobrecarregada, que nos permita constituir e integrar pequenos grupos de encontro com a Palavra. Estes encontros poderão acontecer tanto nas igrejas paroquiais como, por exemplo, à imagem das primeiras comunidades cristãs, reproduzidas no livro dos Atos dos Apóstolos, nas casas particulares. Também estas são ‘eclesiolas’, pequenas igrejas”, refere D. Jorge Ortiga.
“Para mim, estes grupos poderão ser uma espécie de marca da Igreja que todos procuramos. É uma aventura divina que, a partir do compromisso e vontade dos cristãos, provocará uma mudança nas comunidades paroquiais, departamentos e movimentos”, escreveu o arcebispo de Braga no documento divulgado pelo Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social.
A Arquidiocese de Braga vai promover uma formação sobre o livro dos Atos dos Apóstolos para ajudar o trabalho dos líderes dos grupos no próximo dia 27 de outubro, no auditório da Faculdade de Teologia (Campus Camões).
A brochura sobre os Grupos Semeadores da Esperança, com os vários subsídios e reflexões, pode ser descarregada no seu sítio na internet da Arquidiocese de Braga.
CB/PR