Lisboa, 18 out 2017 (Ecclesia) – O Fórum Ecuménico Jovem 2017 (FEJ) vai realizar-se a 4 de novembro, no Auditório Vita e no Seminário Menor da Arquidiocese de Braga, com o tema ‘Eis que faço novas todas as coisas’ (Ap. 21, 5).
Numa nota enviada à Agência ECCLESIA, o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) informa que a equipa organizadora do FEJ pretende “dar continuidade” à celebração dos 500 anos da Reforma e vai procurar colocar em evidência os seus “dons espirituais”.
O encontro vai realizar-se no Auditório Vita e no Seminário Menor da Arquidiocese de Braga, às 10h30 é a sessão de boas-vindas, antes de uma celebração inicial marcada para as 11h00.
A partir das 11h30 o programa do Fórum Ecuménico Jovem 2017 prevê um painel intitulado ‘Reforma há 500 anos… E hoje?’ que vai ser moderado pelo padre João Aguiar, da Arquidiocese de Braga, seguido de “espaço de debate”.
Segundo o DNPJ, o painel onde vai ser lembrada a viagem do Papa Francisco à Suécia, em 2016, conta com a participação do padre João Pedro, também da diocese que acolhe o encontro, e do professor universitário João Duque por parte da Igreja Católica e com a pastora Eva e a Ana Conde Almeida, do COPIC – Conselho Português das Igrejas Cristãs.
O almoço no FEJ é partilhado e entre as 14h30 e as 16h30 os jovens vão participar em workshops criativos que vão “abordar as grandes intuições da Reforma”: «A Palavra; A Fé; O Dom de Deus (Graça); Cristo, Senhor e Salvador; Louvor».
Com o tema «Eis que faço novas todas as coisas», o 19.º Fórum Ecuménico Jovem vai terminar com a Festa de Cristo que vai integrar os momentos criativos produzidos nos workshops seguido do gesto do envio é às 17h30.
Até ao dia do encontro (4 de novembro) estão a ser publicados flashs ecuménicos de reflexão e caminhada que podem ser consultados no site do FEJ e do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.
O Fórum Ecuménico Jovem é da responsabilidade dos Departamentos Juvenis das Igrejas Católica Romana, Lusitana, Metodista e Presbiteriana.
CB