Braga: Fé tem de ser um «elemento diferenciador» na vida das pessoas, diz arcebispo

D. Jorge Ortiga traçou prioridades para o próximo ano pastoral na região

Braga, 23 jul 2013 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga elegeu como prioridades para o novo ano pastoral a atenção os jovens e às famílias e a aposta numa pastoral de “qualidade”, para que a fé seja um “elemento diferenciador” na vida das pessoas.

Numa mensagem transmitida aos representantes dos diversos arciprestados da arquidiocese, veiculada através da internet, D. Jorge Ortiga realça que a Igreja Católica deve ter um “olhar perspicaz” sobre os problemas das pessoas, especialmente aquelas que enfrentam situações “de carência”.

“A fé expressa-se nesta aventura difícil de ver a dignidade fraternal em todos os homens e de garantir, pela efetiva participação na sociedade civil e pelo exigir às autoridades, o que a mesma fraternidade supõe”, salienta o prelado.

O ano pastoral 2013-2014 na comunidade católica de Braga vai ter como tema a “Fé celebrada” e está inserido num projeto até 2017 que tem como grande proposta a redescoberta da identidade cristã.

De acordo com D. Jorge Ortiga, corresponder a este desafio implica viver e utilizar a fé para renovar uma sociedade cujos “alicerces se foram desmoronando por jogos partidários e ideológicos, normalmente marcados pela ambição do poder ou do bem-estar material”.

A fé deve ser um “elemento diferenciador” na vida das pessoas, aponta o arcebispo, mas para isso é preciso apostar numa pastoral de “qualidade” e numa experiência de fé bem formada, sem “devoções pessoais” nem “individualismos”.

O prelado exorta os responsáveis arciprestais a ajudarem as comunidades a “conhecer a luz da fé” e a deixarem-se guiar por essa “mesma luz em todas as encruzilhadas” da vida.

Um repto que vai ao encontro da mensagem transmitida pelo Papa Francisco, na sua primeira encíclica, “Luz da Fé”, onde sublinha que o fulgor da fé “não ilumina apenas o âmbito da Igreja nem serve somente para construir uma cidade eterna no além, mas ajuda também a construir as sociedades de modo que caminhem para um futuro de esperança”.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top