Braga: Famílias desafiadas a partilharem ceia de Natal com os mais necessitados

Iniciativa da comunidade franciscana de Montariol pretende favorecer «encontro do homem na sua realidade mais profunda»

Braga, 14 dez 2011 (Ecclesia) – A Fraternidade Franciscana de Montariol, em Braga, está a convidar as famílias da região a partilharem a sua ceia de Natal com os mais carenciados.

Em entrevista concedida hoje à Agência ECCLESIA, o superior da comunidade, padre José Pereira das Neves, apela à “coragem de todos os cristãos”, para que “tenham a capacidade de quebrar barreiras e recebam na sua casa alguém que precisa”.

“O Natal, na sua essência, é sempre um desarranjo, o Filho de Deus também tinha a sua vida junto do Pai, na eternidade, e assumiu a condição humana. Se formos capazes de dar este testemunho, acolhendo alguém que precisa, seria maravilhoso, seria como regressar aos primórdios do cristianismo”, sublinha aquele responsável.

Esta iniciativa, incluída no programa “Viver o Natal em 2011” que os franciscanos estão a implementar, pretende ajudar os mais desfavorecidos a ultrapassarem as suas dificuldades, através da alegria e do espírito de comunhão que sempre caracteriza a quadra natalícia.

De acordo com o padre José Pereira das Neves, trata-se essencialmente de favorecer uma “aproximação coração a coração”, isto é, “o encontro do homem na sua realidade mais profunda”.

“Uma coisa é dar uma esmola na rua, outra coisa é trazer essa pessoa para a sua mesa, dar-lhe carinho, dizer-lhe que somos irmãos”, aponta o sacerdote.

Este desafio à solidariedade feito pela comunidade franciscana instalada no Convento de Montariol é reforçado ainda com mais duas atividades, uma delas em colaboração com a Caritas diocesana de Braga.

Os irmãos pediram àquela organização católica que indique “cerca de 20 a 25 pessoas” que estejam em situação de maior carência, a fim de as poderem convidar a passar a noite de Natal no convento, juntamente com toda a congregação.

A festa será ainda aberta a todos aqueles que “embora tenham possibilidade de viver o Natal em casa, se encontrem num ambiente mais triste e pouco comunicativo”.

Todos os interessados deverão inscrever-se até dia 21 de dezembro, mediante o pagamento de uma contribuição de 10 euros – caso haja disponibilidade financeira – que será depois canalizada para a oferta de cabazes de Natal às famílias mais pobres.

“Pelo menos assim, estas pessoas já teriam hipótese de celebrar o Ano Novo nas suas casas”, explica o padre José Pereira das Neves.

A festa de Natal da Fraternidade Franciscana de Montariol começa no dia 24 de dezembro, a partir das 18h30, com uma celebração eucarística na igreja do mosteiro, seguida do tradicional jantar de Consoada.

O programa de comemorações contempla ainda, no dia 25, uma visita ao Centro “O Povarello”, que a Ordem Franciscana construiu para acolher e cuidar de doentes, alguns deles em fase terminal.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top