Braga, 09 fev 2018 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, vai presidir à missa exequial do padre João Alves de Oliveira este sábado, às 10h00, na Paróquia de Coucieiro, em Vila Verde, sendo depois sepultado no cemitério local.
Ordenado sacerdote a 13 de julho de 1958, o padre João Alves de Oliveira faleceu esta quinta-feira, após ter sido dispensado da paroquialidade de São Vicente de Ponte, Santa Eulália de Sande, São Pedro de Valbom e São João Baptista de Coucieiro em 2014, “a seu pedido e por razões de saúde”,
“A Arquidiocese de Braga une-se agora em oração e agradece a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida”, lê-se no sítio online da arquidiocese portuguesa.
Por causa do ministério de mais de cinquenta anos em Coucieiro, o Município de Vila Verde homenageou o padre João Alves de Oliveira atribuindo o seu nome a uma avenida, em 2016.
O padre João Alves de Oliveira nasceu a 29 de março de 1934, na Paróquia de Santa Maria do Souto, Arciprestado de Guimarães e Vizela.
Após a sua ordenação foi nomeado vigário cooperador de Ribamar e capelão de Santiago, na Póvoa de Varzim e no ano seguinte, em 1961, foi nomeado pároco de Coucieiro e Lanhas, Arciprestado de Vila Verde.
Em 1981, o sacerdote acumulou a paroquialidade de São Vicente de Ponte, no mesmo arciprestado, e em 1987, foi também nomeado pároco de Paçô, depois de Sande, que acumulou com Coucieiro e S. Vicente de Ponte.
A Arquidiocese de Braga informa ainda que o padre João Alves de Oliveira retomou a paroquialidade de Paçô, em 1999, e, dois anos depois, passou a ser pároco de Valbom, em acumulação com todas as paróquias anteriores.
CB/PR