Braga, 09 Fev 2021 (Ecclesia) – O Padre Avelino Vieira Cardoso, da Diocese de Braga, faleceu esta segunda-feira devido a complicações causadas pela Covid-19.
A missa exequial vai ser celebrada quarta-feira, 10 de fevereiro, às 11h00, em Ronfe, Guimarães e as cerimónias vão decorrer tendo em conta todas as restrições impostas pela DGS, refere uma nota da Arquidiocese de Braga.
Nascido a 16 de setembro de 1931 em Ronfe, Guimarães, foi ordenado sacerdote a 14 de julho de 1957 e nesse mesmo ano foi nomeado Prefeito do Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga.
Em agosto de 1966 foi prestar serviço para Paris, França, junto dos emigrantes portugueses, até 1969, ficando como Assistente Diocesano da Juventude Agrária Católica Feminina.
No ano de 1980 fica ao serviço da emigração em Londres e é nomeado assistente eclesiástico dos Organismos Operários Católicos.
Já no ano de 1988 é autorizado a ausentar-se, por três anos, para prestar serviço como assistente nacional dos Organismos Operários Católicos, sendo entretanto nomeado assistente diocesano da Liga Operária Católica (LOC).
Em 1995 foi nomeado Assistente da Comissão Diocesana da Pastoral Operária.
A equipa diocesana da LOC/MTC escreveu uma nota intitulada «Pe. Avelino Cardoso – uma vida serviço da Igreja e do mundo do trabalho».
Nesse documento lê-se que o padre Avelino Cardoso percorreu o mundo e esteve em França com os emigrantes, onde viveu o Maio de 1968, esteve em Inglaterra, no Canadá e no Brasil, mas a maior parte da sua vida “foi de entrega aos Movimentos Operários da Ação Católica, em particular a LOC/MTC e a Pastoral Operária”.
“O mundo operário valia bem um sacerdote a tempo inteiro, foi esta a história da minha vida”, sublinha a nota.
LFS