Braga: Faleceu o cónego Manuel Azevedo Tinoco

Braga, 25 fev 2025 (Ecclesia) – O cónego Manuel Azevedo Tinoco faleceu aos 83 anos, no sábado, dia 22 de fevereiro, as missas exequiais realizaram-se esta segunda-feira, na catedral e na sua terra natal, em Prozelo (Amares), informou a Arquidiocese de Braga.

“A Arquidiocese de Braga, a família e as instituições às quais serviu, unem-se agora em oração e agradecem a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida”, lê-se na página na internet da diocese bracarense, que informa que as Missas foram presididas pelo arcebispo D. José Cordeiro.

O cónego Manuel Azevedo Tinoco, que faleceu aos 83 anos, este sábado, nasceu no dia 13 de janeiro de 1942, em Prozelo, Amares, e foi ordenado sacerdote a 9 de julho de 1967, em Lousado, Vila Nova de Famalicão.

Após a ordenação presbiteral, foi vigário cooperador de Calendário, em Vila Nova de Famalicão, entre 1967 e 1970, diretor do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, de 1983 a 1998 e, reitor do Seminário Conciliar de São Pedro e São Paulo, de 1998 a 2000, assumindo depois as funções de reitor da Basílica do Bom Jesus do Monte, entre 2000 a 2019.

Os Seminários Arquidiocesanos de Braga prestam homenagem ao cónego Manuel Azevedo, na página ‘Faz Sentido’, na rede social Facebook, e referem que “numa partida apressada, sem que ninguém contasse, surpreendeu todos aqueles que com ele conviviam no Seminário Conciliar, cruzando-se nos corredores, no claustro ou na sala das refeições”.

“É hora de GRATIDÃO maiúscula. É hora de tristeza. Sim, mas também hora de consolação na esperança, em Jesus Cristo, o primeiro a ser ressuscitado entre os irmãos”, acrescentam, no texto onde convidam à oração e recordam que a missão apostólica do cónego Manuel Azevedo Tinoco, “nos Seminários Arquidiocesanos, foi longa”.

O padre Manuel Azevedo Tinoco era membro do Cabido Metropolitano e Primacial Bracarense (ou Cabido da Sé de Braga), desde março de 1985, foi presidente do Lar D. Pedro V, desde a década de 1980 a 2019, capelão do Lar de Santa Cruz (2006) e da Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, São Victor (2019).

Ao serviço da Arquidiocese de Braga, o cónego Manuel Azevedo Tinoco foi também diretor do Departamento de Ensino da Igreja nas Escolas (1975), vigário episcopal para a Educação da Fé (1991), e vigário episcopal adjunto do Clero (1996), o delegado do Prelado junto dos Sacerdotes (2000), ecónomo geral dos Seminários (2000) e coordenador Arquidiocesano das Pastoral dos Santuários (2006), destaca a Arquidiocese de Braga.

CB

Partilhar:
Scroll to Top