Braga: Evangelização condicionada pela falta de «cristãos que fascinam»

Lisboa, 08 nov 2011 (Ecclesia) – O Conselho Pastoral da paróquia de Vila das Aves alerta para a falta de cristãos convictos, no âmbito da avaliação geral que está a ser feita ao triénio que a diocese de Braga dedicou à Palavra de Deus.

Numa reflexão intitulada “Igreja deve produzir os seus frutos”, enviada esta segunda-feira à Agência ECCLESIA, o diácono Rafael Poças diz que “faltam cristãos que fascinam, que vivem efetivamente como cristãos”.

“Só quem escuta é que pode anunciar”, frisa aquele responsável, considerando essencial a abertura de “janelas” de evangelização nas paróquias, para que o convite de Cristo se estenda a cada vez mais pessoas.

Um alerta que reforça a posição já assumida pelo arcebispo de Braga, de que a Igreja local precisa de aprender a comunicar a mensagem de Deus aos homens de hoje.

“Ninguém pode ignorar ou ter medo de afirmar que são poucas as verdadeiras comunidades paroquiais”, apontou D. Jorge Ortiga, por ocasião da solenidade de S. Martinho de Dume, padroeiro principal da arquidiocese.

Para responder a esta lacuna, o prelado convidou todas as paróquias a refletirem sobre os resultados de três anos de escuta e partilha da Palavra de Deus.

Avançou ainda para a criação ou revitalização de conselhos pastorais paroquiais em todos os arciprestados da região bracarense.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top