Braga, 30 out 2014 (Ecclesia) – A Sé de Braga vai receber várias obras de conservação e restauro que começam hoje com a instalação de uma estrutura de acolhimento e informação no âmbito do projeto ‘Rota das Catedrais no Norte de Portugal’.
“Com a execução desta estrutura de acolhimento e informação – com funcionamento previsto a partir de 2015 – será garantido um apoio dedicado aos visitantes e assegurado um acesso diferenciado para a visita pública, por enquanto comum com o acesso ao culto católico pela nave da igreja”, revela a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).
O comunicado enviado à Agência ECCLESIA, destaca que a Sé de Braga é um dos monumentos nacionais “mais procurados na região”, “merecendo particular destaque o Museu do Tesouro da Sé” da responsabilidade da arquidiocese.
A DRCN explica que o restauro do Retábulo das Almas é a primeira de uma série de intervenções que vão ser realizadas na Sé de Braga e em fases posteriores vão proceder à conservação e restauro de património integrado na Catedral, a pia batismal e azulejos adjacentes.
As diversas intervenções de conservação e restauro na Sé de Braga têm um investimento de 125 mil euros cofinanciado a 70% por fundos da União Europeia e ao abrigo da candidatura ‘Rota das Catedrais no Norte de Portugal’.
O projeto é desenvolvido em colaboração com os cabidos das catedrais e as fábricas da Igreja, e conta com um investimento global de cerca de 3,8 milhões de euros, a executar até 2015.
CB