Iniciativa conta o apoio da Faculdade de Teologia
Braga, 06 ago 2013 (Ecclesia) – O arcebispo pretende constituir, através de uma ‘Escola de Ministérios’, itinerários de formação para os ministérios litúrgicos, no próximo ano pastoral, que começa em setembro.
O programa pastoral para 2013/2014 revela que “toda a ação litúrgica, para ser bem celebrada, requer uma boa preparação” e apresenta como exemplo os agentes de ministérios litúrgicos como leitores, cantores, acólitos, sacristães, zeladoras ou ministros extraordinários da comunhão.
Com este propósito de formação, vai surgir a Escola de Ministérios da Arquidiocese de Braga, em conjunto com Núcleo de Braga da Faculdade de Teologia, que apresenta cursos de extensão universitária.
Os cursos que não conferem grau académico destinam-se à formação teológica dos leigos e pretende que cada um tenha uma formação adequada ao que realiza.
Com a formação pretende-se ainda corresponsabilizar e incentivar os cristãos ao exercício destes ministérios nas suas paróquias.
A formação geral será conferida pelo curso teológico-pastoral, com a duração de três anos, e possibilita a especialização em diversas áreas dos ministérios litúrgicos das quais se destaca o curso de presidência de assembleias sem presbítero, de um ano, “e visa adequar os leigos às novas urgências da Igreja arquidiocesana”, revela o departamento arquidiocesano de Comunicação.
A Escola de Ministérios disponibiliza também a formação em Introdução à Catequética, Administração Paroquial e Música Sacra, “dirigido a quem pretende ser diretor de coros ou organista”.
Para quem frequentou o curso teológico-pastoral, a Faculdade de Teologia, tem ainda cursos para leitores, acólitos e ministros extraordinários da comunhão, com a duração de um ano.
Uma dos exemplos, desta aposta na formação no novo ano pastoral, é a Escola de Música Litúrgica S. Frutuoso, na paróquia de Real, arciprestado de Braga, que pretende que os alunos adquiram competências para o exercício dos ministérios de salmista, de organista e de direção coral.
Para mais informações pode consultar-se a página http://www.paroquiasdebraga.org/.
CB/OC