Arcebispo de Braga pede aos padres que tirem lições positivas desta época pandémica
Braga, 22 dez 2020 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga disse hoje ao clero da sua arquidiocese, no encontro de Natal, que “é urgente tempo para ter tempo”.
“A pandemia está a proporcionar muitas lições. Importa que as saibamos aproveitar. Dizemos que nada ficará igual. Permitamos que deixe marcas positivas, capazes de inculcar novos hábitos ou de confirmar atitudes e opções”, referiu D. Jorge Ortiga, num discurso divulgado online.
O responsável católico deixou vários conselhos ao clero, como “ter tempo para reestruturar a ossa vida para com Deus”; “ter tempo para um ministério de evangelização serena e alegre”; “ter tempo para crescer na comunhão com todo o povo”; “ter tempo para cuidar de nós”; “ter tempo para refletir, pensar e estudar”; “ter tempo para cuidar da harmonia da vida pessoal e comunitária”; e “ter tempo par criar redes de intercâmbio e de partilha de vida, de ideias”.
A pandemia oferece “mais tempo” e “não pode ser algo circunstancial”, apontou D. Jorge Ortiga.
“Será graça se formos capazes de aproveitar para reestruturar o nosso tempo dando-lhe organicidade e mostrando a importância que tantas coisas devem ter”, completou.
No encontro de Natal do clero, o Arcebispo de Braga foi homenageado com a obra que narra a sua vida da infância até à atualidade, ‘D. Jorge Ortiga, Artesão da Unidade’.
A iniciativa decorreu formato online, com uma conferência sobre ‘Revitalizar a Adoração em tempos pandémicos’ proferida por Alexandre Freire Duarte, professor de Teologia.
LFS/OC
https://agencia.ecclesia.pt/portal/evento/natal-arcebispo-de-braga-recebe-prenda-de-natal-que-narra-a-sua-vida/