Braga: «Do Clique ao Toque» dedicado aos recursos digitais na «educação e evangelização»

Braga, 28 nov 2017 (Ecclesia) – A Arquidiocese de Braga está a promover o encontro ‘Do Clique ao Toque’ onde vão ser apresentadas propostas para uso dos recursos digitais “na educação e evangelização”, a 27 de janeiro de 2018, no polo local da Universidade Católica Portuguesa.

“Alguns investigadores, algumas práticas e, acima de tudo, propostas de utilização dos recursos digitais para a educação e evangelização”, é a proposta do encontro segundo o seu coordenador, o cónego Luís Miguel Rodrigues.

O programa da terceira edição ‘Do Clique ao Toque’ inclui três conferências e sete workshops de aprendizagem formal e informal, entre as 8h30 e as 18h30, no Campus Camões.

Ao Departamento Arquidiocesano da Comunicação Social de Braga, o coordenador do evento explica que a primeira conferência “é de cariz mais prático” onde o padre Miguel Neto, diretor do Gabinete de Informação da Diocese do Algarve, vai falar sobre os desafios teológicos das sociedades em rede.

A partir das 10h30, a professora Filipa Seabra, da Universidade Aberta, explica como é que “acontece” a aprendizagem informal e às 17h00, a terceira e última conferência, é sobre ‘Católicos on-the-go: Apps para Comunicação, Informação e Oração’, com dois docentes da Universidade Católica Portuguesa, Gabriel Andrade e Patrícia Dias.

Ainda da parte da manhã, às 11h30, os alunos de mestrado em Ciências Religiosas vão apresentar os recursos que têm produzido que são ‘oportunidades e desafios para catequistas, professores e alunos de EMRC’.

A tarde começa às 14h00 com os participantes a “aprender a fazer” em sete ateliês dedicados à aprendizagem formal (4) e informal (3).

O responsável realça que a terceira edição do ‘Clique ao toque’ há uma novidade na utilização dos “novos media” nos processos de aprendizagem que estão a “emergir na área da educação”.

As inscrições para o encontro já estão abertas e o cónego Luís Miguel Rodrigues considera que os temas interessam a “qualquer pessoa que tenha uma preocupação educativa, quer seja professor, animador de algum grupo, pai ou mãe”.

CB

Partilhar:
Scroll to Top