Braga: Diocese revela prioridades até 2017

Objetivos centram-se no «Ano da Fé» e incluem estudo do Catecismo da Igreja Católica e de documentos do Concílio Vaticano II

Braga, 25 jul 2012 (Ecclesia) – As prioridades da Arquidiocese de Braga até 2017 vão centrar-se no “Ano da Fé” (outubro de 2012 a novembro de 2013) e preveem o estudo do Catecismo da Igreja Católica e de quatro documentos do Concílio Vaticano II.

Em 2012-2013 as atenções voltam-se para a “fé professada”, com o objetivo de conduzir os fiéis a uma “adesão mais consciente e pessoal” aos evangelhos, refere o Plano Pastoral publicado no site arquidiocesano.

O programa para o próximo ano prevê também a análise da constituição “Lumen Gentium”, que o Concílio Vaticano II (1962-1965) dedicou à Igreja, e o aprofundamento das principais verdades da fé católica (Credo), a partir do Catecismo da Igreja Católica, que em outubro assinala 20 anos de publicação.

“Uma liturgia simples e bela, sinal da comunhão entre Deus e os seres humanos” é o objetivo para 2013-2014, ano dedicado à “fé celebrada” e em que vai ser estudado o documento conciliar “Sacrosanctum Concilium”, que instituiu os princípios da reforma litúrgica da Igreja.

A consolidação da “unidade profunda entre a fé e a caridade” constitui a finalidade de 2014-2015, um “ano social” que sublinhará a importância da “Gaudium et Spes”, texto do concílio sobre a ação da Igreja no mundo.

O decreto conciliar “Ad Gentes”, sobre a atividade missionária dos católicos, e o tema “Fé anunciada” vão guiar a arquidiocese minhota em 2015-2016, com o intuito de conduzir os fiéis a “um testemunho alegre da presença de Jesus Cristo Ressuscitado no mundo”.

O último período do plano pastoral, que coincide com o centenário das aparições da Virgem Maria em Fátima, ocorridas entre maio e outubro de 1917, privilegia a “fé contemplada”.

Pretende-se proporcionar aos católicos “uma contínua descoberta das maravilhas de Deus, seguindo o exemplo de Maria”, a partir da encíclica “Redemptoris Mater”, assinada em 1987 pelo Beato João Paulo II.

Entre as dezenas de atividades programadas para 2012-2013 inclui-se o 25.º aniversário da ordenação episcopal do arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, a 3 de janeiro, dia em que está agendado um encontro do clero para celebrar a efeméride.

RJM

Partilhar:
Scroll to Top