Braga: Dia da Família centrado nos verbos “acolher, construir e viver”

Braga, 15 mai 2021 (Ecclesia) – O Dia da Família na Arquidiocese de Braga celebra-se hoje, entre as 15h15 e as 18h15, no Auditório Vita e na Capela da Imaculada, e tem como tema central «Família: acolher, construir e viver o Amor como dom»

Este ano, o programa vai ser realizado de forma presencial e terá também transmissão online e as celebrações terminam com a Eucaristia na Capela da Imaculada (Seminário de Nossa Senhora da Conceição), com a celebração das Bodas Matrimoniais, realça uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

O amor familiar é “um verdadeiro dom”, mas este, além de ser acolhido, “tem também de ser construído e vivido no dia-a-dia” e é sobre esta temática que o padre Paulo Duarte, sj, vai convidar a refletir no Dia Arquidiocesano da Família, também Dia Internacional da Família.

Esta celebração integra-se no Ano Família Amoris Laetitia, declarado pelo Papa Francisco por ocasião dos cinco anos de publicação da Exortação Apostólica «A Alegria do Amor», que se mantém de “extrema atualidade”.

Para uma Pastoral Familiar eficaz, é necessário “reforçar a importância” de se pensar e trabalhar com as “famílias reais (e não idealizadas)”.

As famílias de hoje têm desafios “muito concretos (acentuados pela pandemia e o confinamento)” e é necessário “dotá-las de ferramentas que lhes permitam manter (ou reavivar) o viço do amor em casal, redescobrir o outro sempre de novo, aumentar a cumplicidade, relativizar o que tem menor valor, estar disposto(a) a uma entrega contínua e valorizar a singularidade de cada um – também dos filhos”, lê-se.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top