«Noite UPS 2009 – Será que aguentas?»
As principais ruas da cidade de Braga ganharam nova vida na noite de 22 para 23 de Maio com a já tradicional Peregrinação Nocturna de jovens ao Santuário do Sameiro. Neste ano, a Noite UPS -Upa Para o Sameiro – ultrapassou os objectivos da organização, tendo-se inscrito oficialmente cerca de 700 jovens participantes.
Uma directa com Deus sob o mote “Será que aguentas?” foi o desafio lançado a quem ousou participar numa proposta cristã radicalmente diferente. Os participantes mostram-se à altura do desafio. Houve tempo para pensar, reflectir, rir, ser-se surpreendido…
A noite iniciou-se com a apresentação dos diferentes grupos presentes desde Lisboa ao Norte do país numa diversidade harmoniosa. O tema Paulino foi dramatizado ao pormenor, não faltando sequer cavalos nas passagens retratadas do Apóstolo. O mesmo S. Paulo esteve ainda na apresentação “em Directo com os jovens” a pressagiar o quão proveitosa poderia ser aquele iniciar de caminhada sem dormir.
A Eucaristia foi presidida pelo Sr. Arcebispo D. Jorge Ortiga e concelebrada pelos padres dos movimentos implicados na Noite, com o apoio musical do Coro da Missa de Finalistas.
Nas ruas a caminho do centro da Cidade dos Arcebispos, os grupos de Jovens em Caminhada brindaram os presentes com alegorias inerentes à temática Paulina, desde a sua conversão até as dificuldades que sentiu em evangelizar os não crentes.
Já a noite ia longa e a Igreja de S. Paulo do Seminário Menor desta Diocese foi palco de várias manifestações religiosas pensadas para jovens, levadas a cabo pelos Jovens Sem Fronteiras.
Por volta da 5h da manhã, o Parque da Ponte de S. João, preparado a rigor pelos jovens de Este de S. Mamede, acolheu o momento “Blog do Paulo” que, segundo os jovens, “foi um dos muitos momentos em que tiveram um papel activo na noite”.
Na Rodovia, João de Brito, um jovem Jesuíta, lançou os pontos de oração que auxiliaram os peregrinos a encararem com fé sentida o trajecto a caminho do Bom Jesus do Monte.
Já no Sameiro ao romper do dia, quando as pilhas teimavam em apagar-se, os jovens encontraram força interior para um encontro com N.ª Senhora.
De facto, segundo uma das jovens, “o mote ‘será que aguentas uma Directa com Deus?’ é uma questão fulcral para grande parte destes participantes, pois muitas vezes duvidamos de nós mesmos, duvidamos da nossa fé, e, só quando colocados à prova, é que vamos descobrindo até onde vamos e o que somos”.
O Grupo de Peregrinos agradece o apoio de todos os que colaboraram directa e indirectamente com o evento católico-juvenil e deixa desde já o convite lançado para as próximas actividades como o Hi-God.