D. Jorge Ortiga mostra «grande alegria» com a chegada de novo bispo auxiliar
Braga, 21 nov 2015 (Ecclesia) – D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, acredita que a nomeação do novo bispo auxiliar vai impulsionar a “conversão pastoral em curso” e sente “a responsabilidade de estar à frente para indicar novos caminhos”.
“Com a sua juventude rejuvenescerá o nosso entusiasmo e com os seus dotes humanos e cristãos impulsionará a conversão pastoral em curso”, refere, em nota enviada hoje à Agência ECCLESIA.
O arcebispo de Braga acolhe a nomeação do novo auxiliar, natural da Diocese de Viseu, com “grande alegria”, sentindo um "novo bispo para a missão", e acredita que a “comunidade episcopal da Arquidiocese” tem a “responsabilidade de estar à frente para indicar novos caminhos e estimular esta alegria comum de anunciar Cristo”.
O prelado assegura ainda a “comunhão afetiva de todo o presbitério e de todos os cristãos da Igreja bracarense” e crê que os sacerdotes, com a entrada de D. Nuno Almeida, “intensificarão o ardor missionário”.
Por seu lado, as comunidades paroquiais e religiosas, com todos os movimentos e serviços eclesiais, “reconhecerão a grandeza deste dom de Deus, correspondendo-lhe com um serviço ativo na vida da Igreja, dentro e fora de portas”.
D. Jorge Ortiga conclui desejando que D. Nuno Almeida “caminhe na alegre redescoberta da identidade cristã”.
O novo bispo auxiliar de Braga, D. Nuno Almeida, de 53 anos, junta-se agora a D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga desde 18 de julho de 1999, e a D. Francisco Senra Coelho, auxiliar da arquidiocese, nomeado em 2014.
SN