Braga: D. Manuel Monteiro de Castro celebrou 50 anos como padre

Secretário da Congregação para os Bispos pede «presença de famílias cristãs» na sociedade

Santa Eufémia de Prazins, Braga, 18 jul 2011 (Ecclesia) – D. Manuel Monteiro de Castro, secretário da Congregação para os Bispos (Santa Sé), assinalou este domingo o 50.º aniversário da sua ordenação sacerdotal, numa cerimónia que decorreu na sua terra natal, Santa Eufémia de Prazins, Guimarães.

Na homilia da missa a que presidiu, o arcebispo português pediu um compromisso de todos os cristãos pelo rejuvenescimento de uma sociedade que se tem afastado do “caminho da verdadeira felicidade”.

“A sociedade moderna, secularizada, agnóstica, e que não encontra o caminho da verdadeira felicidade, tem urgente necessidade da presença de famílias cristãs, generosas, guiadas pelo magistério da Igreja, dirigidas pelo Sucessor de Pedro [o Papa]”, indicou, na localidade minhota, norte de Portugal.

Na festa do prelado, que percorreu os cinco continentes ao serviço diplomático da Santa Sé, estiveram, segundo o ‘Diário do Minho’, o cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos; o cardeal António Cañizares, prefeito da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos; D. Rino Passigato, Núncio Apostólico em Portugal; D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga e D. Eurico Nogueira, arcebispo emérito; D. Julián Barrio, arcebispo de Santiago de Compostela; D. José Manuel Lorca, bispo de Cartagena-Múrcia; D. Amadeo Rodriguez, bispo de Placenzia; D. Gerardo Melgar, bispo de Osma-Soria; D. Mario Iceta, bispo de Bilbao.

Numa nota pessoal, D. Manuel Monteiro de Castro recordou a sua avó que o ensinou a, antes de se deitar, olhar pela janela para o Santuário do Sameiro e rezar uma Ave-maria, levando-o também todos os dias à missa das 06h30, “chovesse ou nevasse”.

D. Manuel Monteiro de Castro, com 73 anos de idade, é secretário da Congregação para os Bispos desde julho de 2009.

O percurso diplomático do bispo português foi apresentado, este domingo, no programa Ecclesia na Antena 1 e no programa 70×7, RTP2.

DM/OC

Partilhar:
Scroll to Top