Secretário da Congregação para os Bispos pede «presença de famílias cristãs» na sociedade
Santa Eufémia de Prazins, Braga, 18 jul 2011 (Ecclesia) – D. Manuel Monteiro de Castro, secretário da Congregação para os Bispos (Santa Sé), assinalou este domingo o 50.º aniversário da sua ordenação sacerdotal, numa cerimónia que decorreu na sua terra natal, Santa Eufémia de Prazins, Guimarães.
Na homilia da missa a que presidiu, o arcebispo português pediu um compromisso de todos os cristãos pelo rejuvenescimento de uma sociedade que se tem afastado do “caminho da verdadeira felicidade”.
“A sociedade moderna, secularizada, agnóstica, e que não encontra o caminho da verdadeira felicidade, tem urgente necessidade da presença de famílias cristãs, generosas, guiadas pelo magistério da Igreja, dirigidas pelo Sucessor de Pedro [o Papa]”, indicou, na localidade minhota, norte de Portugal.
Na festa do prelado, que percorreu os cinco continentes ao serviço diplomático da Santa Sé, estiveram, segundo o ‘Diário do Minho’, o cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos; o cardeal António Cañizares, prefeito da Congregação para o Culto Divino e para a Disciplina dos Sacramentos; D. Rino Passigato, Núncio Apostólico em Portugal; D. Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga e D. Eurico Nogueira, arcebispo emérito; D. Julián Barrio, arcebispo de Santiago de Compostela; D. José Manuel Lorca, bispo de Cartagena-Múrcia; D. Amadeo Rodriguez, bispo de Placenzia; D. Gerardo Melgar, bispo de Osma-Soria; D. Mario Iceta, bispo de Bilbao.
Numa nota pessoal, D. Manuel Monteiro de Castro recordou a sua avó que o ensinou a, antes de se deitar, olhar pela janela para o Santuário do Sameiro e rezar uma Ave-maria, levando-o também todos os dias à missa das 06h30, “chovesse ou nevasse”.
D. Manuel Monteiro de Castro, com 73 anos de idade, é secretário da Congregação para os Bispos desde julho de 2009.
O percurso diplomático do bispo português foi apresentado, este domingo, no programa Ecclesia na Antena 1 e no programa 70×7, RTP2.
DM/OC