Conferência Episcopal Portugal também manifestou «regozijo» pela nomeação de D. Delfim Jorge Esteves Gomes
Braga, 07 out 2022 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga agradeceu hoje ao Papa Francisco “o gesto de proximidade paterna e fraterna” ao escolher D. Delfim Jorge Esteves Gomes para bispo auxiliar desta diocese, na mensagem ‘servir na alegria da caridade’.
“Recebo com enorme alegria este dom da Graça para a desafiante missão na nossa querida Arquidiocese em renovada peregrinação sinodal e samaritana com o Presbitério, as Famílias, os Jovens e todo o Povo Santo de Deus”, escreveu D. José Cordeiro, na mensagem publicada online.
O Papa Francisco nomeou como bispo auxiliar de Braga D. Delfim Esteves Gomes, de 60 anos, até agora sacerdote da Diocese de Bragança-Miranda, anunciou hoje o Vaticano, em comunicado.
“A nossa realidade pastoral requer a coragem, a confiança, o amor e a paciência para ir ao encontro dos homens e das mulheres do nosso tempo, testemunhando que também hoje é possível, belo, bom e justo viver a existência humana à luz do Evangelho”, desenvolve, na mensagem ‘servir na alegria da caridade’, publicada no sítio online da Arquidiocese de Braga.
A Conferência Episcopal Portugal (CEP) manifestou “o seu regozijo” pela nomeação, pelo Papa Francisco, do padre Delfim Jorge Esteves Gomes como bispo titular de Dumio e auxiliar da Arquidiocese de Braga.
Na nota enviada à Agência ECCLESIA, a CEP afirma que a Igreja em Portugal e, particularmente, a Arquidiocese de Braga “vão usufruir da experiência e competência” de D. Delfim Gomes em diversos setores.
“Como o cuidado pastoral dos fiéis e comunidades, a formação nos seminários, a educação moral e religiosa católica, as questões sociais da pobreza, droga, toxicodependência e defesa da vida, a coordenação de centros sociais, unidades pastorais e organismos diocesanos”, realça a Conferência Episcopal Portugal.
Na sua nota, a CEP invoca “a bênção de Deus” sobre o novo bispo auxiliar de Braga D. Delfim Gomes, para que “exerça o seu ministério episcopal com dedicação e zelo pastoral, em dinamismo sinodal e evangelizador”.
O novo bispo nasceu a 1 de janeiro de 1962 (60 anos), em Bragança, Paróquia de Santa Maria, tendo sido ordenado sacerdote na mesma cidade, a 3 de setembro de 1989.
A arquidiocese minhota conta ainda, desde 2015, com D. Nuno Almeida como bispo auxiliar.
D. Delfim Jorge Esteves Gomes vai ser ordenado bispo no dia 4 de dezembro de 2022, às 15h00, na catedral de Bragança.
O novo bispo auxiliar de Braga é apresentado à arquidiocese minhota, no dia seguinte, 5 de dezembro, Festa de São Geraldo, às 17h30, na Sé.
OC/CB
Notícia atualizada às 16h24
Igreja/Portugal: Papa nomeia D. Delfim Esteves Gomes como bispo auxiliar de Braga